Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

    Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.  

 

  

 

 

                    

   Um mês de isolamento social. O acompanhamento do avanço da pandemia, realizado via imprensa e relato de amigos. Notícias e contra notícias. É uma guerra contra um inimigo desconhecido. Tristeza com a evolução das vítimas. Esperança que logo estejamos comentando tudo como coisa passada.

   No período vários títulos da página Famílias Cearenses foram atualizados, com ênfase para:

Um Bairro Chamado Damas.

Guaramiranga, Serra de Baturité.

Clero Cearense, genealogia.

Agronomia – cem anos.

   A intenção é de rever e atualizar todos os artigos disponibilizados na Terceira Etapa do Famílias Cearenses.

  Grato a todos que nos tem procurado para conversar, realizar vídeos – conferências, enfim manter a chama da pesquisa viva, de forma séria e solidária.

Francisco Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 22.04.2020genealogia@familiascearenses.com.br

 

                                                   Vai passar. Fique em casa. Converse com amigos, amigas. Use máscara. FAAL

 

 

  

  1918. A bailarina, bailearina, gripe, grippe, gripe espanhola,  enfluenza, influenza, como anotaram os Padres Católicos nos Livros de Óbitos, a causa mortis das pessoa vítimas do vírus H1N1.

  2020. Cento e dois anos depois surge o CORONAVÍRUS. Nós cearenses nos acostumamos a dizer: desgraça pouca é tiquim.* Então com solidariedade, disciplina, cumprindo as recomendações médicas e das autoridades, vamos superar mais este infortúnio. Aproveite o isolamento social para repensar a sua vida - a vida nossa de humanos. A ocasião sugere reflexão, inventário moral. E cuida da sua genealogia, lembra que os mortos estão invisíveis, mas não ausentes*TiquimCorruptela de tiquinho, pouca coisa, tico. Cf. Tomé Cabral. Novo Dicionário de Termos e Expressões Populares. IU. UFC. Fortaleza. 1982. p. 714.

  Astral superior e irmanados com os que forem atingidos pelo vírus Covid-19, bichinho enxerido, que veio do nada, sem ser convidado. 

   Relembre o que a Europa, Estados Unidos e Ásia, sofreram nos idos de 1890 / 1918, e a interpretação de dois ilustres médicos cearenses na época. 

Fco. Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 21.03.2020. genealogia@familiascearenses.com.br  Ver nesta Página Famílias CearensesA Gripe Espanhola no Ceará. 1918 / 2018.  http://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/58-a-gripe-espanhola-no-ceara-1918-2018

 

 

                                                                                       Solidariedade

   

Antônio Alves Maciel casado com Maria Romana de Jesus, pais de Maria falecida de "influenza", aos 24 de julho de 1893, em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.

Antônio Vicente dos Santos casado com Maria Joaquina de Andrade, 25 anos de idade, faleceu vítima de "influenza", aos 29 de agosto de 1893, em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.

Clementino José Barbosa, de idade 32 anos, faleceu vítima de "influenza", aos 27 de agosto de 1893, em Mulungu, Serra de Baturité. Era casado com Ana Ferreira da Conceição. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Antônio Vicente dos Santos casado com Maria Joaquina

Cassiano Inácio da Silva casado com Joana Maria Cassiano, 42 anos de idade, falecida de "vítima de influenza", aos 13 de julho de 1893, em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Laurentino Crispim Rodrigues casado com Francisca Maria da Conceição, pais de Raimundo Crispim da Silva falecido aos 13 de julho de 1893, vítima de "influenza", em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org. 

José Victor Ferreira casado com Alexandrina Maria da Conceição, pais de Maria, dez anos de idade, falecida a 1° de agosto de 1893, vítima de "influenza", em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.

Maria Francisca da Conceição, mãe solteira de Maria, sete anos de idade, falecida de "influenza", aos 05 de agosto de 1893, em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.

Jornal O Cearense. Fortaleza. 14.01.1887 / 13.04.1888. Xarope de Blayn. Este medicamento de um gosto agradável, adotado com grande êxito há mais de vinte anos, pelos melhores médicos de Paris, cura os Defluxos, Gripe, Tosse, Dores de Garganta, Catarro Pulmonar, Irritações do Peito, das Vias Urinárias e Bexiga.

Jornal O Cearense. Fortaleza. 12.01.1890. Londres, 6. A epidemia de “influenza” estende-se consideravelmente tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Jornal O Cearense. Fortaleza. 18.01.1890. Os Ministros franceses Tirard, Freycinet, Spuller, e o deputado Faye foram acometidos da epidemia que reina em Paris, denominada inluenza.

Jornal O Cearense. Fortaleza. 21.01.1890. Paris, 19. A influenza vai decrescendo consideravelmente.

Jornal O Cearense. Fortaleza. 02.02.1890. O Vapor Bearn foi posto em quarentena em Montevidéu por trazer a seu bordo um doente atacado de “influenza”. 

Jornal A República. Ceará. 16.08.1894. Xarope Phenicado d’Déclat. Contra Tosse, Cattarro, Grippe.

Jornal A República. Ceará. 23.07.1895. Xarope Phenicado de Vial destrói os micróbios ou germens das moléstias do peito, Tosse, Catarro, Grippe, Influenza. 

Jornal Folha do Litoral. Camocim. 06.10.1918. Recife, 5. Aqui e na Bahia tem já aparecido diversos casos casos de influenza espanhola, ativando a higiene pública para debelar o perigoso morbus.

Jornal A Lucta. Sobral. 16.10.1918. A Influenza. Dizem de Recife que excede de 100 mil o número de pessoas atacadas de influenza e que em um só dia verificaram-se 103 casos fatais. A vida da cidade está complemente paralisada, as escolas, as casas de diversões e a grande maioria do comércio conservam-se fechados.

   

 

       Jornal A Lucta. Sobral. 23.10.1918.

 

Gripe Russa.

Subtipo do vírus: H2N2
Número de mortos: até 1,5 milhão de mortos.
Temporada: 1889-1890.

Gripe Espanhola.

Subtipo do vírus: H1N1
Número de mortos: até 100 milhões.
Temporada: 1918-1919.

Acredita-se que ela surgiu nos Estados Unidos, que não divulgaram a informação. Os ianques estavam na Primeira Guerra Mundial e censuravam dados que pudessem enfraquecer seu Exército. A neutra Espanha noticiou o fato e, por isso, ficou conhecida como o berço do perrengue. Relatos dão conta que as pessoas acordavam bem de saúde e morriam ao final do dia. No Brasil, até o presidente eleito Rodrigues Alves (1848-1919) faleceu por causa da moléstia.

Gripe asiática.

Subtipo do vírus: H2N2
Número de mortos: até 2 milhões.
Temporada: 1957-1958.

Gripe de Hong Kong.

Subtipo do vírus: H3N2
Número de mortes: até 3 milhões de mortos.
Temporada: 1968-1969.

Vírus H3N2. EUA – Brasil. Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-quais-foram-as-maiores-epidemias-da-historia/

 

 

      

          Jornal O Cearense. Fortaleza. 26.02.1890.

    

         Jornal O Cearense. Fortaleza. 27.02.1890.