Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Foto: Entrada de Guaramiranga. Fonte: https://ifce.edu.br/proap_forum-de-adminstracao-e-planejamento/Acarau/entrada-guara.jpg/view
Por Francisco Augusto de Araújo Lima, Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité, 09.09.2019. genealogia@familiascearenses.com.br Atualização: 14.04.2021 - 26.06.2021. FAAL.
Com o apoio do 7strelo. Guaramiranga - Tiago Lima - whatsapp 85 986039886
A Freguesia da Conceição da Barra (Pentecoste) foi criada por Dom Luís Antônio dos Santos, a 21 de novembro de 1873. No ano de 1879 já era denominada Conceição da Serra, Serra de Baturité, (Guaramiranga), Cordão Central do Ceará. A reforma toponímica acontecida na década de 1930/1939, por existirem muitos lugares denominados Conceição, (para facilitar aos Correios e Telégrafos Nacional, a fazer a entrega de encomendas e de correspondências), mudou o nome para Guaramiranga, sítio vizinho ao Sítio Conceição, este de propriedade de Joaquim Alves Nogueira e Maria Odete Caracas Nogueira, pais de Flávio Augusto Caracas Nogueira e Jaime César Caracas Nogueira.
O Cordão Central nasce no Oceano Atlântico, penetra no continente sul – americano, no município de Caucaia, Ceará, Brasil, com o nome de Serra do Camará, continua rumo sul com o nome de Serra de Maranguape, depois: Serra da Pacatuba, (Aratanha), Serra do Acarape (Redenção), Palmácia antiga Serra da Palmeira, Pacoti, (Pendência), Conceição da Serra = Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, (Coité, Santos Dumont), e termina na Serra do Estevão, no município de Quixadá, da antiga Freguesia de Santo Antônio de Quixeramobim, centro geográfico cearense. Maciço de Baturité assim fiou conhecido, a parte do Cordão Central, que compreende Aratanha, Palmácia, Redenção até Aratuba, quando da divulgação dos trabalhos do Governo do Estado, pelo General Francisco Humberto Ellery, então Vice Governador do Estado. Ou seja, Maciço de Baturité no conceito original corresponde a Serra de Baturité, (Pacoti, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba), mais Aratanha, Palmácia e Redenção.
Conceição da Barra, Pentecoste.
Conceição da Serra.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Aracoiaba.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Guaramiranga.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pacoti.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Redenção.
Paróquia de São Francisco de Assis, Palmácia,
Paróquia de São Francisco de Paula, Aratuba.
Paróquia de São Sebastião, Mulungu.
Paróquia de Nossa Senhora da Palma, Baturité.
Publicado, 28.02.1879.
Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
A Povoação da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), foi elevada a categoria de Vila, compreendendo o Distrito de Paz de Pernambuquinho, pelo Decreto de n.° 55 - de 1° de setembro de 1890, assinado pelo Governador do Estado do Ceará, Coronel Luís Antônio Ferraz. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ.
Locomotiva e vagão Estrada de Ferro de Baturité. Fonte foto: brasilianafotografica.bn.br
14.04.1764. Inauguração da Vila de Monte-Mor-o-Novo-da-América, Baturité, antiga aldeia dos Canindé e Jenipapo, pelo Ouvidor Victorino Soares Barbosa, sendo Orago Nossa Senhora da Palma e Padroeiro São João Nepomuceno. Apud João Brígido, RIC.
(Re) Povoamento Serra de Baturité.
"Somente dois séculos depois do descobrimento do Brasil, em 1680, a Serra de Baturité é alcançada pela primeira vez. Estevão Velho de Moura e mais seis rio - grandense do norte conseguem do Capitão - mor Sebastião Sá uma extensão de terra sobre o Rio Choró. Eram 126 quilômetros, alcançando grande parte da atual micro região de Baturité.
Apesar disso, as terras da Serra de Baturité, continuavam sem uma efetiva ocupação até 1718, quando Manuel Duarte da Cruz ocupa a região atualmente denominada de Aracoiaba.
Vindos do sertão de Canindé, em 1738, Teodósio de Pina e Inácio Loiola Leitão ocupam a região d e Coité,atual Aratuba. Em 1740, os irmãos Arnáu, Sebastião e Cristóvão Holanda habitam temporariamente a Serra e Manuel Ferreira da Silva resolve transferir-se em definitivo para a região. Os descendentes destes pioneiros são os responsáveis pelo povoamento inicial e hoje, muitos dos seu quintos e sextos netos ainda são proprietários de sítios em Aratuba, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti.
Ao iniciar-se a segunda década do século XIX, todo o solo da Serra de Baturité já possuía proprietários. Parte da Serra desenvolve a plantação de algodão e a região tem uma rápida expansão econômica. A cidade de Baturité transforma-se em ponto de convergência obrigatória de numerosos caminhos.
Os senhores mais abastados do sertão compravam sítios na serra, onde construíram casas provisórias para fugir das secas. Subiam em picadas com uns poucos animais de carga e algumas vacas para o leite. Passada a estiagem, não suportavam a umidade e o frio serrano e voltava ao sertão". Fonte: I.B.G.E. Brasil, Histórico, Ceará, Pacoti. Ver Vinicius Barros Leal, Conquista e Povoamento da Serra de Baturité. RIC, 1972, p. 194/197.
Manoel Duarte da Cruz natural do Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, Portugal, filho de Domingos Duarte e de Domingas Francisca. O Tenente Coronel Manoel Duarte da Cruz casou-se com Isabel Barbosa da Rocha Maciel nasceu em São Lourenço de Tejucupapo, Pernambuco. Filhos: 1.-9.
1. Maria José de Jesus. 2. Leandra da Rocha Maciel. 3. Isabel da Rocha Maciel. 4. Amaro da Rocha Maciel. 5. Josefa da Cruz. 6. Quitéria da Rocha Maciel. 7. Clara Barbosa Maciel. 7. Clara Barbosa Maciel. 8. Inácia Barreto da Rocha. 9. Helena Duarte da Cruz. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. 2.300 p.
Coité, Santos Dumont, Aratuba, cidade situada na esquina da Serra de Baturité, sotavento sul e oeste, começou a ser povoada pelos idos de 1760 {para Antônio Bezerra antes ainda} - por gente que transitava Baturité / Canindé, Canindé /Baturité, via Pindoba. Daí a existência dos Colares, dos Cruz, Cordeiro, etc. etc. tanto em Canindé como em Baturité. As três ladeiras de Aratuba para Canindé: Marés, Fernandes e a da Agonia, se cruzam e isso não é por acaso. Olhar do semi - árido do Canindé para o verde da Serra intrigava e despertava o colono do sertão seco a subir e conquistar as terras altas e férteis.
Mulungu, Guaramiranga [Conceição] e Pacoti [Pendência], foram povoadas décadas depois. Outra: a cidade de Baturité veio na esteira do aldeamento indígena. Na sequência, gente do sertão seco, fugindo das secas, e para salvar seus gados, de pequeno e de grande porte, ocupou mais ou menos - até a cota altimétrica de 200 m da vertente oriental da Serra de Baturité, rica em água e alimentação para os animais. Os pioneiros vieram do Aracati, Icó, margeando os Rios Jaguaribe, Sitiá e Choró. Deixaram a ainda visível marca predatória da ocupação desordenada, com a quase extinção do solo e vegetação arbórea na citada cota de 200 m de altitude. Só tempo após, enfrentaram a tarefa mais difícil, subiram até o topo da Serra, sempre via barlavento.
De Palmeiras, Palmácia, imbricada a Maranguape não houve fluxo migratório pretérito para a Serra de Baturité. Passou Palmácia a pertencer a Pendência, Pacoti. De Caridade = Cágado, Campos Belos = Inhoporanga, somente pelo ano de 1850 "os baixas renda" do Canindé [São Domingos] subiram a Serra para ocuparem sítios em Conceição da Serra, Guaramiranga, via a estrada Miguelão.
Ainda: das três versões da origem do café na Serra de Baturité, a primeira, os Caracas negociavam com o Furna Uchoa e trouxeram as sementes da Meruoca. A segunda os Caracas amigos dos Albanos = Costa e Silva, da Serra da Aratanha de lá trouxeram as sementes... e a terceira versão, a semente de café veio do Cariri cearense, por mãos dos Queiroz e Castelo Branco.
A primeira versão a cronologia, derruba: o José de Xerez Furna Uchoa, Capitão Mor da Vila Distinta e Real do Sobral, onde comerciava e fazia agricultura na Serra da Meruoca, no seu Sítio Santa Úrsula, morreu a 1º de abril de 1797. O cidadão dito pela tradição oral que comerciava com o Furna Uchoa, José Pacífico da Costa Caracas, nasceu a 05 de junho de 1819, na Serra de Baturité, Ceará. Assim nasceu 22 anos após a morte do José de Xerez Furna Uchoa. Não existe comércio entre morto e vivo, portanto...
A segunda versão, que o mesmo José Pacífico da Costa Caracas cultivava a amizade do José Francisco da Silva Albano, Barão de Aratanha, fenece, porque o dito Barão nasceu a 21 de maio de 1830, em Fortaleza e foi ser gente, por volta de 1855, [idade adulta na época = 25 anos] quando já prosperava a cafeicultura na Serra de Baturité. As incoerências da tradição oral e dos "COPISTAS" que nada pesquisam, sem noção e sem critério.
Prevalece a teoria que se o café PRIMITIVO da Serra de Baturité é o Maragogipe, = Nacional ou Típica, que se cultivava na Bahia, fato que se constatou no ano de 1965 e que anotado em detalhes, SEMACE, 1992, op. cit. As sementes do Maragogipe baiano foi parar no sul cearense. Então o café veio via Cariri cearense, por gente das famílias QUEIROZ [Sítio Munguaípe, Guaramiranga] e CASTELO BRANCO [Sítio Bagaço, Mulungu.]
Por outro lado, quem foi pioneiro no plantio do café, não foi o dono da terra, o dono do sítio. Os pioneiros na cultura cafeeira foram os homens do dinheiro que arrendavam as terras para implantar a lavoura, derrubando a mata e plantando café a pleno sol, consorciado, p. ex. com mandioca. Os titulares da posse usavam a terra para o plantio de cana de açúcar, mandioca, e de forma prioritária, para salvar seus gados, em anos de estiagem severa.
Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité, Ceará, 17.10.2010. Cf. Fco. Augusto, Zoneamento Ambiental da APA da Serra de Baturité, Diagnóstico e Diretrizes, SEMACE, Fortaleza, 1992, p. 30 /38 e 59/78. Cf. Colaboração Marcélio Farias e Clóvis Lobo.
Rol dos Antigos Sítios - Conceição da Serra, Guaramiranga.
Abreu, Agostinho, Água Boa, Álvaro, Arábia, Aracoiaba, Araticum, Arrependido, Baixa Fresca, Bananal, Barra Nova, Barros, Batalha, Betânia, Bico Alto = Pico Alto, Belmonte, (= Belo Monte), Boa Água, Boa Esperança, Boa Fortuna, Boa União, Boa Vista, Bonfim, Bom Retiro, Bom Sucesso, Bota Fogo, (Caga Fogo), Botija, Branco, Brejinho, Brejinho das Pedras, Brejo, Brejo dos Britos, Brejo dos Gomes, Cachoeira, Cafundó (Venezuela), Califórnia, Cana Brava, Cantinho, Casa Branca, Colinas, Contendas, Conceição da Serra, Correntes, Cruz, Cortiço, Deserto, E. H., Engenho de Dentro, Escondido, Escuro, Fidéo, Floresta, Forquilha, Gameleira, Gaspar, Guanabara, Guarajá, Guaramiranga, Guaramirim, Guarani, Iracema, Jericó, Jerumenha, Labirinto, Ladeira, Lagoa, Lemos, Limoeiro, Linha da Serra, Logradouro, Macapá, Macapazinho, Massaranduba, Merenguê, Monte Alegre, Montebelo, (Monte Belo), Monte Flor, Monte Líbano, Mucunã, Munguaípe, Nanci, (?) Nolanguês, Nova Olinda, Olho d'Água, Ouro Preto, Palisse, Palmeiral, Paraíso, Paraná, (?) Partangaré, Paquetá, Pé de Ladeira, Pendanga, Pedras de Fogo, Pedras Pretas, Pequenino, Pernambuquinho, Pico Alto - (Bico Alto), Poço Escuro, Poço Vermelho, Pombas, Porangaba, Ramon, Ramos, Remanso, Riacho Fundo, Rio Negro, Salva Terra, Salva Vida, Santa Rosa, Santo Antônio dos Lucianos, Santinho, São Bernardo, São Brás, São Francisco, São José, São Paulo, São Pedro, São Salvador, Santinho, Sinimbú, Sítio de Fora, Sítio do Fernandes, Sítio do Rogério Prata, Sítio do Zacarias Marques Viana, Sobradinho, Suzana, Talismã, Tibaji, Timbau da Serra, Trapuru, Ubajara, Uruguaiana, Uirapuru, Valha-nos Deus, Veneza, Venezuela (Cafundó). Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima, Aspectos Sócio Econômicos da Serra de Baturité. ANCAR - Ceará. Fortaleza. 1965. 195 p. Ver mapa de Guaramiranfga https://www.cidade-brasil.com.br/mapa-guaramiranga.html O rol de topônimos averbado nos Livros de Batismo, Matrimônios e de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Luís Antônio da Rocha proprietário do Sítio Olho d'Água, Serra de Baturité, falecido. A sua herança é questionada por seus herdeiros Teodorico Rocha e Luís Ferreira da Silva. 30.12.1904.
Guaramiranga: Clima e Cafeicultura.
A cidade de Guaramiranga encravada em privilegiada posição, protegida tanto a barlavento quanto a sotavento, é beneficiada por um clima ameno e estável. Época houve que representou um verdadeiro Spa para pessoas com doenças pulmonares, que de lugares variados a procuravam para uma sobre vida com qualidade. Além do ameno clima a incidência dos raios solares também era benéfico ao combate ao bacilo de Koch. A Vila da Conceição da Serra, assemelhada a Campos do Jordão e São José dos Campos, ambas em São Paulo, no trato e acolhimento de doentes, por terem clima e exposição de raios solares infra benéficos.
A temperatura motivou o plantio de cafeeiros a pleno sol, consorciado com mandioca, p. ex. Quando da florada o cafeeiro exige uma temperatura entre 18 - 22 graus centígrados, para uma maior fecundação, caso contrário as flores abortam, e reduzem a produção. Uma precipitação pluviométrica alta, mais de 2.000 milímetros por ano, e uma elevada umidade do ar, proporciona a Guaramiranga, uma sensação térmica de ser mais frio.
O Engenheiro Agrônomo Francisco Augusto de Araújo Lima, sétimo neto de José de Xerez Furna Uchoa, o introdutor da café no Ceará, foi pioneiro na Extensão Rural na Serra de Baturité. Publicou o seu primeiro trabalho sobre a cafeicultura no ano de 1965 e o sexto em 1992, sempre editados e re - editados pelos órgãos em que prestou serviço. Escreveu em tempos idos: "Retirar a vestimenta vegetal da Serra de Baturité é um crime: o mesmo que desnudar uma virgem em praça pública", que foi alvo de comentários vários no mundo cafeeiro brasileiro, onde o autor era o único cabeça - chata. Anotações valiosas, croquis de roçados de café feitos na investigação da erradicação de cafeeiros improdutivos, (com obrigatória substituição por outra cultura produtiva), conduzida pela agênia do Banco do Brasil de Baturité, e a posteriori vistoriada por Eng° Agr° do Instituto Brasileiro do Café, que determinou a suspensão de tal operação.
A centenária série histórica da produção cafeeira revela que a riqueza maior sempre foi o seu clima estável, beneficiando-se em anos de seca, por nada sofrer e ter os seus produtos, farinha de mandioca, rapadura (raspadura), e café com elevação nos preços, alem de acolher o gado bovino, salvando-o e lucrando. O gado bovino não permanecia na Serra de Baturité, sendo o motivo determinante a deficiente mineralização, principalmente de molibdênio. Escrever sobre a cafeicultura requer conhecimento técnico e pesquisa e até poeta necessita ser citado como prova do tardio sombramento dos cafezais após cem anos de cultivo a pleno sol. No apogeu da cafeicultura cearense, sua produção representava 0.125 % da produção nacional.
A dificuldade em determinar a área da propriedade agrícola na Serra de Baturité existe em função de alguns fatores. Não era usada a cerca de arame farpeado como divisória, pois não havia pecuária, notadamente pela já citada deficiência de minerais. O aclive do terreno que determina um aumento de área de até 20 %. (O aumento é da área produtiva e não da área real). Ainda a complexidade para determinar a produção cafeeira. Todos este fatores contribuem para o proprietário estimar com razoável exatidão a dimensão do seu sítio Quando se diz p. ex. 200 arrobas de café, se faz referência a qual café - eis a questão. Café cereja mais café verde, recém colhidos ou café em coco, café seco após passar pela faxina? Ou ainda o café beneficiado, dito café em grão, este no sudeste brasileiro, e de forma universal, o parâmetro real da produção por sítio / fazenda. Os leigos confundem tanto a produção como a área. Fácil usando a fórmula correta, n° de covas, área e espaçamento para chegar ao resultado real. Concluindo: 500 litros de café passa, cereja, corresponde a uma saca de 60 kg de café em grão. Três sacas de café em coco corresponde a uma saca de café em grão. Uma saca de café em grão rende 48 kg de café torrado, puro. Cuidado quando afirma a produção cafeeira, cuide sempre em informar se a produção dita é em café cereja, café em coco ou em café em grão.
Jacques Huber, 1867/1914, botânico suíço, escreveu (1901 - 1908): “A Serra de Baturité a cerca de 100 quilômetros da costa com uma altitude pouco inferior a 900 metros. O centro das minhas excursões foi a pequena Vila de Guaramiranga (Conceição) situada no coração da montanha n’uma altitude aproximada de 700 metros, infelizmente a cultura do cafeeiro causou ali a destruição das matas em quase todos os pontos acessíveis.” Cf. J. Huber, setembro de 1897, publicação in Revista suíça, (Huber, 1901), e RIC - Plantas do Ceará - Lista de Plantas vasculares colhidas no Estado do Ceará - 1 e 2 trimestres e 3 e 4 trimestres de 1908. p. 164/192.
Huber classificou o arbusto vulgarmente conhecido por LACRE VERMELHO, com o binômio botânico de Vismia guaramirangae. É a planta nativa mais famosa e formosa de Guaramiranga, e merece ser plantada em praça pública para exibição as crianças, adultos e visitantes. Cf. Renato Braga. Plantas do Nordeste. Especialmente do Ceará, Centro de Divulgação Universitária. Fortaleza, 1953. 523 p. Observação. Guaramiranga, corruptela do tupi Guarapyrang, e que significa, animal ou pássaro VERMELHO. Cf. Antônio Geraldo da Cunha. Dicionário histórico das palavras portuguesas de origem Tupi. 2ª edição Paulo: Melhoramentos. 1982. 357 p.
Um Governador em meados do século XIX, incentivou o preparo do café por via úmida o que proporcionou a fama do café-de-Baturité. Logo voltou ao beneficiamento por via seca tornando o café da Serra, bebida dura, ácida não aceito no mercado, a exceção de países do Norte da Europa, consumidores de bebida ácida.
Um outro Governador cearense, na década de 1970/1979, ao participar de reunião do Lions Club, tomou conhecimento da existência do Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais, e foi quem determinou ao Delegado Estadual do Ministério da Agricultura, que cuidasse do assunto. Recaiu a responsabilidade no Eng° Agr° Francisco Augusto que organizou uma equipe técnica que viajou as regiões da Ibiapaba, Meruoca, Pereiro, Araripe e Serra de Baturité. Os dados coligidos e apresentados em circunstanciado relatório, motivou a vinda de renomados técnicos do Instituto Brasileiro do Café, climatologistas, geneticistas, fitopatologistas, entomologistas, inclusive os autores de melhoramentos que culminaram com os cultivares Mundo Novo, Caturra, Catuaí, etc.
Após um ano de estudos e produção de mudas ao se realizar o plantio foi detectado o Adensamento do solo, fruto do secular uso inadequado das terras íngremes sem a menor consciência de utilização de técnicas de conservação do solo. Não chegou a quarenta o número de voluntários mutuários, e importante, foram isentados do pagamento, o I.B.C. assumiu já que os recursos repassados aos Bancos eram do próprio Instituto.
Existe algum tempo levantei o acervo que disponho e repassei ao amigo Francisco Marcélio de Almeida Farias, pesquisador, e a quem caberá elaborar um trabalho sério sobre a cafeicultura, documentado, ilustrado e com nomes dos atores que implantaram o PRRC e dos que em visitas deram suporte técnico. Explicado fica a minha negativa, a quem me procurou em nome de uma outra pessoa que busca essas informações.
Guaramiranga antiga: Rua principal. Fonte foto: brasilianafotografica.bn.br
Guaramiranga antiga: Rua Norte/Sul, perpendicular a Rua principal, Joaquim Alves Nogueira. Fonte foto: brasilianafotografica.bn.br
Guaramiranga, 1910. Sítio Nanci, final - poente da Rua principal. Da esquerda para direita na 2ª casa funcionou o Escritório Local da ANCAR - Ceará, Ematerce, 1965. Fonte foto: brasilianafotografica.bn.br
Clero Católico em Guaramiranga.
Padre Dr. João Augusto da Frota nasceu a 24 de janeiro de 1849, Sítio Arara, Santana do Acaraú, Ceará, filho de Ana Joaquina de Menezes e de Antônio da Frota Vasconcelos, (Antonino). Ordenou-se Sacerdote em Roma, Itália, pelo Cardeal Constantino Patrizzi, a 19 de dezembro de 1874. Matemático e Astrônomo. Doutor em Filosofia. Abolicionista. Sócio fundador do Instituto do Ceará. Diretor do Liceu. Recusou a Mitra paraense. Residiu pelos idos de 1920/30 no seu Sítio Iracema, Guaramiranga, Serra de Baturité, local ainda hoje êrmo, [2009], sem acesso a veículos. Capelão de Nossa Senhora de Lourdes, cidade de Guaramiranga. Faleceu em Fortaleza a 02 de abril de 1942.
Contemporâneos do Padre João Augusta Augusto da Frota, na Serra de Baturité:
Padre Anastácio de Albuquerque Braga. Nasceu em 22 de maio de 1842, Maranguape, onde faleceu aos 28 de dezembro de 1888. Recebeu a ordem do Presbiterato aos 21 de setembro de 1869. Foi Vigário em Guaramiranga, CE.
Frei Arialdo de Levrange, OFM Cap. Antonio Onorato Zambelli. Nasceu a 5 de outubro de 1914, Levrange, Província de Brécia, Lombardia, Itália. Filho de João Zambelli e de Madalena Ottani. Cooperador de Guaramiranga, 1942/1943. Faleceu a 30 de outubro de 1987, em Belém, Pará.
Cônego Dr. Aureliano Mota. Nasceu em Pedra Branca, Ceará, a 10 de abril de 1885. Batizado, 23 de abril. Filho de Leonardo Ferreira da Mota e de Maria Cristina da Silva Mota. Ordenou-se em Roma, 28 de outubro de 1907. Lente, 1910/1911 do "Ginásio de Guaramiranga". Faleceu em Fortaleza, 12 de setembro de 1941.
Frei Benjamin de Borno OFM Cap. Pedro Fedrighi. Nasceu em Borno, Prrovíncia de Brécia, Lombardia, Itália, a 20 de fevereiro de 1901. Filho de Francisco Fedrighi e de Catarina Alessi. Ordenado a 25 de julho de 1926 (Albino, Diocese de Bérgamo). Vigário de Guaramiranga em 1936/1937. Cooperador de Guaramiranga, 31 de janeiro de 1946. Superior do Convento de Guaramiranga.
Frei Bernardino de Mornico, OFM. Nasceu a 30 de outubro de 1890, em Mornico al Serico, Província de Bérgamo, Lombardia, Itália, filho de Luiz Fratus de Balestrinis e de Luiza Bettoni. Vigário de Guaramiranga, meses do ano de 1937.
Padre Claudio Cláudio Pereira de Farias. Nasceu em Jaguaruana, a 21 de setembro de 1818 e faleceu a 30 de março de 1902, Giqui. Filho de Antônio Cláudio de Oliveira e de Maria dos Prazeres. Neto paterno de Cláudio Pereira de Oliveira e de Francisca Maria do Espírito Santo. Ordenou-se em Pernambuco, em 1846. Esteve em Guaramiranga, em 1879.
Frei Contardo de Treviglio, OFM Cap. Ernesto Ferrari. Nasceu em Treviglio, Província de Bérgamo, Lombardia, Itália, no mês de julho de 1912. Filho de Félix Ferrari e de Rosa Ciocca. Guaramiranga, 1938.
Padre Coriolano de Holanda Cavalcante. Nasceu em Cascavel, a 27 de dezembro de 1912. Batizado, a 15 de fevereiro de 1913, pelo Padre Maximiano Pinto da Rocha. Filho de Luiz de Holanda Cavalcante e de Elisa Áurea de Holanda Cavalcante. Ordenou-se em Fortaleza, a 29 de novembro de 193ó. Vigário de Guaramiranga, nomeado a 3 de fcvereiro de 1940. Faleceu em Pacajus no dia 27 de dezembro de 1993.
Frei Gabriel de Lazzate, OFM Cap. José Moltrasio. Nasceu Lazzate, Província de Milão, Lombardia, Itália, a 24 de fevereiro de 1892. Filho de Domingos Moltrasio e de Pascualina Balzarotti. Ordenação a 12 de março de 1921, em Lodi. Conventual em Guaramiranga. Diretor dos Seminaristas e Vigário do Convento Local. Cooperador da paróquia de Guaramiranga, 31 de janeiro de 1944.
Frei Honório de Origgio, OFM Cap, Henrique Airoldi. Nasceu a 28 de outubro de 1897, em Origgio, Província de Varese, Lombardia, Itália. Filho de César Airoldi e Carolina Monza. Faleceu, repentinamente, em Guaramiranga, a 10 de Junho de 1946, e foi sepultado em Fortaleza. Ordenado em Milão, a 2 de Junho de 1928. Superior do Convento de Guaramiranga, 1937/1940. Vigário de Guaramiranga, recormou reformou a Matriz e reconstruiu o cemitério. Guardião do Convento de Guaramiranga, em 1947.
Frei Hortêncio de Fteviglio,( Treviglio), OFM Cap. Angelo Conti. Nasceu em Treviglio, Província de Bérgamo, Lombardia, Itália, a 10 de fevereiro de 1914. Filho de João Batista Conti e Anunciada Mauri Conti. Ordenado a 10 de agosto de 1937. Teólogo, Guaramiranga, 1938.
Frei Isidoro de Loreto, OFM Cap. Nasceu na cidade de Loreto, Maranhão. Professor do Convento Seráfico de Guaramiranga, 1936..
Dom Jerônimo Sá Cavalcante, OSB, Heliomar. Nasceu em Fortaleza, a 17 de maio de 1914. Faleceu no mês de janeiro de 1975. Filho de João de Sá Cavalcante e D. Raimunda Rabelo de Sá. Ordenou-se, a 30 de julho de 1939, em Beuren, município no distrito de Esslingen, na região administrativa de Estugarda, estado de Baden-Württemberg, Alemanha. Lecionou na Casa de Oblatos Beneditinos em Guaramiranga, 1942.
Padre João Aureliano de Sampaio. Nasceu em Aracati, a 28 de fevereiro de 1823. Filho de José Francisco Sampaio e de Francisca Clara de Assis Sampaio. Capelão de Conceição da Serra, Guaramiranga, 1862. Ordenado no Maranhão. Faleceu em Baturité, a 13 de abril de 1910. Em 1863 já se achava em Baturité. Em 1873 era Capelão da Califórnia, em Quixadá. Capelão em Itans, Baturité, 1875/1877. Capelão em Coité, Aratuba, 1877/1878. Coadjutor de Baturité, 1878/1887. Presidente da Câmara Municipal de Baturité. Deputado Provincial, 1888/1889.
Cônego Joaquim Romualdo de Holanda. Nasceu em São João do Tauape, Fortaleza, em 25 de agosto de 1844. Batizado a 20 de outubro pelo Padre Carlos Augusto Peixoto de Alencar. Filho de Manoel Romualdo de Holanda e Dona Maria Augusta de Holanda. Ordenado em Fortaleza, a 30 de novembro de 1870. Primeiro Vigário de Guaramiranga. 21 novembro de 1873/1876.
Padre José Eugênio Leite, SJ. Nasceu em Quixadá, aos 10 de outubro de 1907. Faleceu em Campos do Jordão, São Paulo, a 16 de setembro de 1950. Ali passou mais de um ano tentando curar-se de tuberculose. Estudou as plantas nativas de Guaramiranga, encontrou duas espécies novas e não catalogadas ainda pela Botânica que causaram júbilo aos seus correspondentes suíços. A essas duas espécies novas, deram-se os nomes de Eugênio, em homenagem ao descobridor em Baturité, e à Região.
Padre José Joaquim da Rocha. Nasceu em Aracati - Assu, a 20 de janeiro de 1859. Batizado a 12 de junho, pelo Padre Luiz Antônio da Rocha Lima. Faleceu em Fortaleza a 14 de outubro de 1928. Filho de Cristóvão Cristiano Rocha, álibi Cristóvão Santiago Rocha e de Constância Maria de Jesus Viana. Vigário de Guaramiranga, 1898.
Monsenhor Dr. José Leorne Menescal. Ver filhos José Menescal Zózimo da Costa.
Padre José Raimundo Batista. Nasceu em São Mateus, Jucás, Ceará, a 31 de agosto de 1822 e faleceu em Sobral, a 14 de março de 1918. Ordenado em Pernambuco, a 8 de maio de 1859. Capelão de Pernambuquinho, Distrito de Guaramiranga, 1896/1907.
Frei Lourenço de Alcântara, maranhense, 1873/1942, filho de José Duarte e de Ana Furtado, regeu Mulungu e Aratuba, ano de 1906, Canindé 1915/1919, e Vigário de Guaramiranga, no ano de 1941.
Dom Macário Shmidt, n. a 8 de outubro de 1862, na Baviera, Bavária, Bayern, sudeste dos Estados Federais (Länder) da Alemanha, cuja capital é Munique, München. Faleceu a em são Paulo a 25 de novembro de 1943. Ordenado Padre em Porto Viejo, Equador, a 30 de dezembro de 1888. Vigário Interino de Guaramiranga, 1899/1900. Serra do Estevão, Quixadá, 1900/1907. D. Macário Schimidt, partiu para São Paulo, Mosteiro de São Bento de São Paulo, onde no ano 1930 é internado por 8 anos no Asilo de Alienados do Juqueri devido “a práticas homossexuais com meninos pobres”. Fonte: Luiz Mott, http: // www.Diversidadecatólica.com .br/opiniao_mott.asp. Op. cit.Ungidos do Senhor p.105.
Padre Manoel Cordeiro da Cruz, Nasceu em Canindé, a 15 de julho de 1818 onde Faleceu a 25 de julho de 1911. Filho de José Joaquim da Cruz e Maria da Natividade Barbosa Cordeiro. Ordenado em Pernambuco, a 1º de de janeiro de 1842. Capelão do Distrito de Pernambuquinho, Guaramiranga, Ceará, 1875. Capelão de Aratuba, novamente provido de ordem em Coité, em 1885. Residente em Mulungu, de 1886 a 1888. Vigário de Canindé, 20 de abril de 1888/1898.
Padre Manoel da Silva Porto, n. a 2 de março de 1881, Aracati, batizado a 20 de abril e faleceu a 28 de maio de 1928, em São Paulo, SP. Filho de Manoel da Silva Porto e de Maria Moreira Porto. Descende de Manoel da Silva Porto c.c. Francisca Felícia de Holanda Bessa. Coadjuntor e Vigário de Pacoti, 1904/1906. Vigário de Guaramiranga, 1908/1909.
Frei Matias de Ponteraniga, (Ponteranica) OFM Cap, José Salvetti, n. a 12 de junho 1869, em Ponteranica, Parco dei Colli di Bérgamo, Bérgamo, Província Bergamasca, Lombardia, Itália, filho de Aquiles Salvetti e Rosa Belloli. Faleceu a 2 de agosto de 1946, em Fortaleza. Vigário de Canindé de 1988/1900, Guardião do Convento de Canindé, 1902/1913, foi quem em fins de 1910, começou a demolir a Igreja, concluída em 1915. Providenciou o telégrafo em Canindé e os primeiros estudos do Açude General Sampaio. Canindé, 1920/1923. Guaramiranga, 1941/1944. Viajou a Europa 1914/1916, para tratamento da audição.
Frei Pedro Batista de Cologno Al Serio OFM Cap. Barnabé Gualandris, n. na cidade de Cologno AI Serio, Bérgamo, Província Bergamasca, Lombardia, Itália, a 11 de junho de 1900. Filho de Alexandre Gualandris e de Juddite Picezzi. Ordenado a 2 de agosto de 1931 em Milão, capital da Província de igual nome, Lombardia, Itália. 1º Vice Mestre dos Noviços, 1941 / 1942, Guaramiranga.
Frei Silvério de Calvairate, OFM Cap, Francisco Casati n.no pequeno burgo de Calvairate, Milão, Província de igual nome, Lombardia, Itália, a 30 de julho de 1877. Filho de Pedro Casati e Adelaide Rizzi. Guaramiranga, 1937/1940.
Frei Teodoro de Borghecca (Borgetta), OFM Cap. Nasceu na Vila La Borgetta, Florença, Toscana, Itália. Lente do Convento de Guaramiranga, Ceará.
Frei Tomaz de Stezzano, OFM Gap. Carlos Dotti, n. Stezzano, Província de Bérgamo, Lombardia, Itália, a 24 de novembro de 1898. Filho de Luiz Dotti e Carola Piatti. Ordenado, a 12 de julho de 1925. Cooperador de Guaramiranga, janeiro de 1941 / 1942. Mestre de Noviços em Guaramiranga, 1942/1944 e 1945. Vigário de Guaramiranga, 31 de janeiro de 1943. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses Zero - Soares e Araújos no Vale do Acaraú, 2ª Edição. Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza. 2011.
Genealogia.
Amarilio Proença casado com Maria Souto Proença, residentes em Baturité e Fortaleza, pais de:
1. Rômulo de Souto Proença nasceu 23 de junho de 1914, e batizado a 14 de setembro do dito ano. Padrinhos, Carlos Proença e Isabel Cintra Souto. Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org. Rômulo, Eng. Civil, pela Escola Técnica da Bahia, casou-se a 24 de junho de 1944, Fortaleza, com Yolanda de Andrade Ponte nasceu a 23 de junho de 1923, Fortaleza, filha de Frederico Ferreira da Ponte e de Maria Lehena de Andrade Ponte. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org.
2. Bernardino nasceu a 24 de novembro de 1915. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. Bernardino Proença Filho e Jacinta Proença Filha são padrinhos. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
3. Jacinta Souto Proença 17 anos, casou-se a 07 de janeiro de 1939, Fortaleza, com Jorge Guimarães, 28 anos de idade, filho de José Rosa da Silva Guimarães e de Francisca Guimarães. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
4. Dona Maria Proença de Macedo nasceu em Fortaleza e faleceu aos 30 de janeiro de 2006. Era casada com José Dias Macedo nasceu aos 08 de agosto de 1919, em Camocim, Ceará, Economista, pela Faculdade de Economia do Ceará, Fortaleza, 1945, empresário de sucesso, fundador da Firma J. MACEDO, 1939, Fortaleza, político de expressão, levou uma vida simples, sem ostentação. Faleceu em Fortaleza aos 06 de dezembro de 2018, e era filho de Manuel Dias de Macedo e de Georgina Navarro Leitão de Macedo.
Termo de casamento: "No dia 28 de março de 1942, na Rua Guilherme Rocha, residência da noiva, os nubentes José Dias Macedo, de vinte e dois anos de idade e Maria de Souto Proença de vinte e um anos de idade, ele filho legítimo de Manoel Dias de Macedo e de Georgina Navarro Leitão de Macedo, e ela filha legítima de Amarílio Proença e de Maria Souto Proença, naturais, ele de Camocim, e ela de Fortaleza. Presentes, o Padre Geminiano Bezerra de Menezes, as testemunhas, Cândido Cruz, Georgia Leitão Macedo. Bernardino Souto Proença e Maria Celi Souto Proença". Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza, familysearch.org. Pais de oito filhos, entre eles, Amarílio Proença Macedo, proprietário dos Sítios, Cantinho, Paquetá e Nova Olinda, Guaramiranga, Serra de Baturité, casado com Patrícia Maria Alencar de Macedo, com geração.
5. Rute Souto Proença casou-se a 30 de janeiro de 1937, Fortaleza, com Raimundo de Almeida Morais, filho do Coronel Fenelon Morais e de Sidronia de Almeida Morais.
6. e 7. Maria Celi e Maria Coeli nasceram no dia 17 de junho, e no ano de 1937, eram criança.
Gerardo Dias Macedo nasceu em Camocim, 25 anos, filho de Manoel Dias Macedo e de Jorgina Leitão Macedo, Georgina. Casou-se a 14 de novembro de 1942, Fortaleza, com Rita Maia Cabral, n. Fortaleza, 22 anos, filha de Artur Valter Cabral e de Isa Maia Cabral. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org.
Fernando Gomes da Silva nasceu na Vila da Forquilha, Guaramiranga, a 07 de fevereiro de 1927, filho de João Gomes da Silva e de Dona Luíza Batista Maciel da Silva, pais de treze filhos. Neto paterno de Joaquim Moreira Gomes e de Maria Moreira Gomes. Neto materno de João Batista Maciel e de Dona Maria de Jesus Maciel.
Fernando exerceu com seu pai o ofício de Padeiro, abastecendo de pão fresco as mais diversas comunidades serranas, desde a madrugada até o pôr do sol. Foi funcionário da CODAGRO, Companhia de Desenvolvimento Agro Pecuário do Ceará, e no Sindicato Rural, FUNRURAL. Vereador pelo partido PSD, 1958, 1962, 1966, 1970, 1976 e 1988. Nas eleições de 1982 foi eleito Vice Prefeito Municipal de Guaramiranga.
Fernando Gomes da Silva casou-se aos 13 de setembro de 1948, na Capela do Pernambuquinho, com Dona Maria Ilce Costa, Ilce Costa Gomes, natural de Pacoti, filha de Manoel Mendonça da Costa e de Júlia Ferreira da Costa. Fernando e D. Ilce, pais de doze filhos, entre eles o amigo José Valdo que presta relevante serviço no ramo imobiliário. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Família Ferreira Lima, Aracati, Serra de Baturité.
O Genearca Antônio Ferreira de Lima, batizado a 26 de julho de 1759, na Igreja Matriz de Russas, Ceará, pelo Padre Ezequiel Gamero. Padrinhos, Domingos da Costa, filho de Amaro José da Costa e Francisca Maria. Cf. Russas CD8 L4-110. Filho de Miguel Rodrigues Correia, batizado a 22 de janeiro de 1728, Ceará, e de Narcisa Ferreira de Melo, n. na Freguesia do Pé do Banco, Sergipe del Rei, casados a 19 de julho de 1751, na Freguesia das Russas.
Neto paterno de Manoel de Barros Martins e de Leonarda de Sá e Vasconcelos, naturais de Pernambuco. Neto materno dos sergipanos Daniel dos Santos Cardoso e de Margarida Góes de Mendonça.
Antônio Ferreira de Lima casou-se 28 de setembro de 1780, na Igreja Matriz de N. Senhora do Rosário das Russas, com Josefa Joaquina da Conceição, Josefa Maria de Jesus Bezerra, n. na Fazenda da Alagoa do Souza, Freguesia das Russas, filha de Eugênio da Rocha Bezerra, Eugênio da Rocha Bezerra de Andrade, n. Maragogipe, Bahia, e de Ana Teresa de Jesus, n. Olinda, Pernambuco. Neta paterna de Francisco Xavier de Andrade, n. Salvador, Bahia, e de Bernarda Francisca de Almeida, n. Sergipe del Rei.
Pais de:
- Temóteo Ferreira Lima nasceu em Aracati, Ceará. Casou-se a 12 de agosto de 1804, com Maria Felícia de Jesus, Maria Feliciana de Jesus, n. na Freguesia de Russas, filha de Manoel Moreira Chaves e de Josefa Maria do Prado. Pais de oito filhos. Testemunhas o Tenente Coronel Manoel Pereira Souza e o Tenente André Nogueira Ribeiro. O terreno para a construção da Igreja da Botija, foi doado pelo Capitão Francisco Alves Marques {e Clarindo Ferreira da Costa}, ambos residentes em Pernambuquinho, sobre a Serra de Baturité. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ.
Temóteo Ferreira Lima filho legítimo de Antônio Ferreira Lima, já falecido e de Josefa Joaquina da Conceição, desta freguesia das Russas; e Maria Feliiana de Jesus filha legítima d e Manoel Moreira Chaves e de Josefa Maria desta mesma freguesia celebraram o Sacramento do matrimônio na fazenda do Jardim desta freguesia em doze de Agosto de 1804 sendo antes Confessados e examinados na Doutrina Cristã e Eu de licença do Reverendo Paracho José Bernardo da Fonseca Galvão lhes assisti, e dei as bençãos do Ritual Romano presentes como Testemunhas o Tenente Coronel Manoel Pereira Souza, casado e o Tenente André Nogueira Ribeiro, casado, ambos desta mesma freguesia de que fis este termo de que me assino José Freire de Castro.
- Venâncio Ferreira Lima nasceu em Aracati, Ceará. Casou-se com Teresa de Jesus Barbosa. Pais de seis filhos. Cf. Livros da Freguesia das Russas. LR1-135v - LR3-75v - LR4-11,43,75,112,146 - LR5-38 - LR6-11v - LR13-82v
Termo de casamento de Timóteo Ferreira Lima, 26 de maio de 1906, na Igreja Matriz da Conceição da Serra, Guaramiranga, com Hermínia Braga de Oliveira. Presentes o Padre João Augusto da Frota, as testemunhas, Fernando Braga de Oliveira e Francisco Pereira da Silva Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Dr. Timóteo Epifânio Ferreira Lima nasceu a 22 de outubro de 1845, e foi batizado a 09 de dezembro do dito ano, na Freguesia de Nossa Senhora da Palma, sendo padrinhos José Santiago de Oliveira, casado, e Maria Feliciana, casada. Filho de André Epifânio Ferreira Lima e de Dona Josefa Joaquina Ferreira Lima. Casou-se o Dr. Timóteo aos 22 de outubro de 1878, no Oratório Privado do Sítio Pau do Alho, Pacoti, do Coronel André Epifânio Ferreira Lima, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com Maria de Souza Bezerra, n. Quixeramobim, filha do Desembargador Francisco de Assis Bezerra de Menezes, já falecido, e de Dona Maria de Souza Bezerra. Presentes, o Padre Raimundo Francisco Ribeiro, com assistência do Vigário Anastácio de Albuquerque Braga, as testemunhas, Vitório Cirilo Freire e o Capitão José dos Santos Lessa. Cf. Livro de Batismos e Matrimônios, Ceará. familysearch.org. O Coronel André Epifânio Ferreira Lima, Comandante Superior do Batalhão nº 46 da Guarda Nacional (de Baturité), Chefe do Partido Liberal, e fazendeiro em Pendência, Pacoti, Serra de Baturité.
Dr. Timóteo Epifânio Ferreira Lima, agricultor, casado com Maria Bezerra Lima, pais de Josefa nasceu aos 14 de janeiro de 1886, e foi batizada na Capela do Pau do Alho, Pacoti, pelo Padre José Leorne Menescal, aos 02 de fevereiro do mesmo ano. Padrinhos, Antônio Bezerra de Menezes e Ana Felícia Caracas. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Anotado: Timóteo Ferreira Lima faleceu no ano de 1877, de varíola, em Fortaleza, onde foi sepultado. Timóteo era casado com Francisca Maria do Espírito Santo que diz após a viuvez continuar solteira etc. Cf. Livro Ceará, familysearch.org. Redenção 28.01.1893
Timóteo Ferreira Lima, filho de Inácio Alves dos Reis e de Rosa Maria da Conceição, casou-se aos 22 de dezembro de 1881, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, Guaramiranga, com Francisca Maria Rosa, filha de Francisco José de Oliveira e de Maria Raimunda da Conceição. Presente as testemunhas, Antônio Tomás de Lima e José Rodrigues da Costa. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Termo de casamento de José Gentil Ferreira Lima com Judite Ribeiro.
Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Cordulino Ferreira Lima, filho de Joaquim Ferreira de Negreiros e de Josefa Maria de Jesus, casou-se a 18.11.1876, em desobriga, no lugar Bom Sucesso, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Maria Francisca Colleta, filha de Francisco de Sales dos Santos e de Pulquéria Maria da Conceição, Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Vicente Ferreira da Luz e Antônio Vidal de Souza. Cf. Livro de Matrimônios Ceará. Pulquéria Maria da Conceição, natural de Canindé, faleceu em Pernambuquinho, aos 23 de março de 1895, de congestão. Cf. Livro de Óbitos, Ceará. familysearch.org.
Bento Ferreira Lima, natural do Limoeiro (do Norte), termo das Russas, filho de Manoel Felipe Ferreira Maia e de Cândida Francisca Xavier de Lima, casou-se a 03 de junho de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Luíza Cândida de Lima, filha de Antônio Felipe Maia e de Inês Maria do Espírito Santo. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Luís Laurentino Ferreira Lima e Antônio Felipe Maia Júnior. Cf. Livro de Matrimônios Ceará. Manoel Felipe Ferreira Maia e Dona Cândida Francisca, pais também de: Sabino Pompeu Maia filho de Manoel Felipe Ferreira Maia e de Cândida Francisca Xavier de Lima. Sabino casou-se aos 19 de junho de 1880, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com Maria Joana de Farias, filha de Venâncio Cândido Maia e de Ana Maria do Desterro. Presentes, o Padre João Dantas Ferreira Lima, as testemunhas, Antônio Cláudio de Farias e João Cláudio de Farias. Sabino e Maria Joana, pais de Sebastiana nasceu a 25 de fevereiro de 1885, e foi batizada a 08 de abril seguinte, na Igreja Matriz, pelo Padre José Leorne Menescal. Padrinhos, Manoel Felipe Ferreira Maia e de Cândida Francisca Xavier de Lima. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. Cf Livro de Matrimônios. Ceará.milysearch.org. José Raimundo dos Anjos, filho de Manoel Felipe Ferreira Maia e de Cândida Francisca Xavier de Lima, casou-se a 07 de agosto de 1879, no Oratório Privado no Sítio do Padre Joaquim Romualdo de Holanda, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com Ana Cândida de Jesus, filha de José Salvador de Aguiar e de Maria Isabel da Conceição. Presentes, o Padre Joaquim Romualdo de Holanda, as testemunhas, Antônio Tomás de Aquino e João Maurício Ribeiro. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.
Anastácio Ferreira Lima, n. Baturité, filho de Manoel Ferreira Lima e de Eufrásia Maria de Jesus, casou-se a 16 de agosto de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Francisca Romana de Lima, n. Baturité, filha de Procópio Barbosa Maciel e de Romana Francisca de Lima. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Ferreira Lima filho de Antônio Ferreira Lima e de Maria Manoela de Jesus, casou-se aos 20 de setembro de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com Maria Luzia do Espírito Santo, filha de José do Rego Barros e de Maria Luzia da Conceição. Presentes, o Padre Vigário José Leorne Menescal, as testemunhas, Luís Laurentino Ferreira Lima e Pedro Justino de Queiroz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Francisco Alves Bezerra faleceu de lesão cardíaca, com a idade de 29 anos, em Pernambuquinho, Guaramiranga, Serra de Baturité, onde exercia o cargo de Escrivão de Juiz de Paz, aos 16 de julho de 1890. Havia casado no dia 20 de setembro de 1889, com a jovem Maria Filomena Bezerra, filha do Sr. Joaquim Bezerra Lima, Juiz de Paz de Pernambuquinho. Cf. Livro de Óbitos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
José Ferreira Lima c.c. Dionísia Bezerra Lima, pais de José nasceu aos 27 de janeiro de 1923, e batizado a primeiro de abril do dito ano, pelo Padro Rodolfo Ferreira da Cunha. Padrinhos, Francisco Vieira Perdigão e Alice Vieira Perdigão. José casou-se aos 29 de junho de 1957, Guaramiranga, com Maria Sulamita de Oliveira. Cf. Livro de Batismos, Fortaleza, familysearch.org.
“Aos vinte e dois de janeiro de 1939 na Matriz de Guaramiranga compareceram na presença do Reverendo Frei Honório de Origgio Capuchinho os contraentes José Albanir Ferreira Lima e Valdívia Bezerra de Menezes, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados no terceiro grau e grau simples lateral de consanguinidade naturais e moradores nesta Freguesia, os quais contraentes se receberam por marido e mulher com palavras de presente e logo lhes foram dadas as bênçãos nupciais conforme o rito da Santa Igreja Católica sendo testemunhas, José Roque de Menezes e André Ferreira Lima. E para constar lavrei este assento que assino. O Vigário Antônio Bezerra de Menezes.” Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. O nubente filho de André Epifânio Ferreira Lima e de Maria Claudina Landim. Neto paterno do Dr. Temóteo Ferreira Lima e de Maria de Souza Bezerra. Neto materno de Francisco Rodrigues Pinheiro Landim e de Josefa Dina. o noivo nasceu aos 05 de dezembro de 1912 e faleceu no Bairro de São Gerardo, em Fortaleza, aos 14 de junho de 1964. A nubente, Waldívia Bezerra Ferreira Lima nasceu aos 09 de fevereiro de 1914 e faleceu aos 09 de setembro de 2001. Era filha de Geminiano Bezerra de Menezes e de Teresa de Jesus Farias. Neta paterna de Antônio Bezerra de Menezes e de Maria de Nazaré de Almeida Castro.
O Sr. José Albanir, Albany e Dona Waldívia, pais de: 1. Pedro Jorge Bezerra Ferreira Lima nasceu a 26 de junho de 1940 e batizado a 30 de junho na Igreja da Botija, Guaramiranga, pelo Frei Agostinho. Padrinhos, Francisco de Assis Bezerra de Menezes e Maria Claudina Ferreira Lima. Cf. Livro de Batismos, Ceará. Pedro Jorge, Eng. Agr. UFC, 1964, Especialista em Horticultura, ANCAR - Ceará, Fortaleza. Divorciado de Teresinha Meireles de Freitas, pais de cinco filhas. 2. José Aloísio Bezerra Ferreira Lima, Radialista casou-se com Maria de Fátima Braga Azevedo. 3. Eulália Bezerra Ferreira Lima, Maria de Fátima, c.c. Paulo Santos da Silva. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Editora Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. 2.300 p.
José Bezerra de Menezes nasceu em Fortaleza, aos 03 de dezembro de 1914, e faleceu a 02 de novembro de 1997, em Fortaleza. Fiscal Fazendário do Estado do Ceará, e filho de Geminiano Bezerra de Menezes e de Teresa de Jesus Farias. Neto paterno de Antônio Bezerra de Menezes e de Maria de Nazaré de Almeida Castro. Casou-se o Sr. José Bezerra, de idade 23 anos, aos 21 de novembro de 1937, pelas quatro e um quarto horas da tarde, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Freguesia de Guaramiranga, (por engano a 14.12.1937), com Dona Elita Ribeiro Maia, 19 anos, nasceu aos 28 de outubro de 1918, filha do Mestre José Xavier Ribeiro Maia e de Gertrudes Ferreira Barros. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Frei Teodoro, as testemunhas, Celso Ferreira Lima e Yara Bezerra. O casal Sr. José Bezerra e Dona Elita, residiram vizinho ao Sítio Bom Sucesso e ao Mestre José Xavier, e foram pais de sete filhos. Entre eles, o Doutor em Medicina, José Cláudio Bezerra de Menezes que nasceu aos 12 de janeiro de 1947. Casou-se com Luíza Amélia de Vasconcelos Menezes, filha de Manoel Felizardo Benício e de Raimunda Lima Araújo. Dona Luíza Amélia e o seu marido Dr. José Cláudio, pais de três filhos. Cf. Aluísio Furtado Bezerra. Família Bezerra de Menezes. Fortaleza, 2014. S/Editora. 2ª Edição, p. 242,251. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Raimundo Melquíades Ferreira Lima, natural das Russas, filho de Antônio Felipe Maia e de Inês Maria do Espírito Santo, Inês Maria de Lima. Raimundo casou-se a 21 de outubro de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Maria da Glória de Jesus, filha de André Nogueira Maia e de Ângela Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios Ceará.
Antônia Xavier Maia, filha de Joaquim Xavier Ribeiro Maia e de Maria de São José da Purificação. Casou-se a 26 de novembro de 1881, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Joaquim da Silva Saldanha, natural de Russas, filho de Cosme Damião Cunha e de Ana Maria de Jesus. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, José Xavier Ribeiro Maia e Joaquim Xavier Ribeiro Maia Filho. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. José Xavier Ribeiro Maia casado com Maria Gertrudes Ferreira Maia, pais de Aloísio nasceu 03 de abril de 19127, e foi batizado a 08 de agosto seguinte pelo Padre Jesuíta José Celestino Balazeiro, no Oratório do Sítio Uruguaiana, Guaramiranga. Padrinhos, Paulo de Góes Holanda e Maria Libânia Holanda. Aloísio Ribeiro Maia casou-se a 26 de setembro de 1945, nesta Igreja, com Teresinha Fernandes Távora, n. Solonópole, Ceará, filha de Manoel Fernandes da Silva Távora e de Maria de Lourdes Peixoto Távora. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
Esperidião Moreira Sales nasceu no ano de 1923, Pacoti, filho de Antônio Sales e de Lucila Moreira Sales. Casou-se a 19 de novembro de 1949, na Capela de Santana, Freguesia de Pacoti, Serra de Baturité, dispensado no terceiro grau de consanguinidade, com Maria Stela Luz, n. no ano de 1928, Pacoti, filha de Luís Gonzaga Luz e de Carmélia da Silva. Presentes, o Padre Erfo Roters, as testemunhas, José Nepomuceno Souza e Maria Moreira Sales. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Fabrício Xavier Pinto, filho de Francisco Xavier Ribeiro Maia e de Francisca Cândida de Jesus, casou-se aos 26 de maio de 1888, na Igreja Matriz de Conceição da Serra de Baturité, com Maria de São José de Jesus, filha de Joaquim Pinto Xavier e de (?) Lutércia Xavier de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Francisco Xavier Ribeiro Maia, n. Baturité, filho de Joaquim Xavier Ribeiro Maia e de Maria de São José da Purificação. Casou-se a 11 de outubro de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Maria Francisca do Amor Divino, n. Russas, filha de Antônio Paz de Souza e de Maria Cordulina do Amor Divino. Presentes, o Padre Joaquim Romualdo de Holanda, as testemunhas, Francisco de Assis Holanda Lima e Joaquim Pinto Moreira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Pais de:
1. Francisco nasceu aos 21 de junho de 1885, e foi batizado na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, pelo Padre José Leorne Menescal, aos 20 de setembro seguinte. Padrinhos, Joaquim Xavier Ribeiro Maia e Francisca Rosa de Jesus. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Ângelo Pereira Lima, filho de José Pereira da Silva e de Quitéria Maria de Jesus. Casou-se aos 19 de janeiro de 1881, na Capela do Mulungu, Freguesia de Conceição da Serra, Guaramiranga, dispensado no parentesco, com Maria Vicência do Espírito Santo, n. Quixadá, Ceará, filha de Manoel Inácio Maciel e de Maria Luíza do Espírito Santo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch. org.
Antônio Franklin do Nascimento n. em Quixeramobim, 33 anos de idade, filho de Cândido Franklin do Nascimento e de Cândida de Farias Lemos. Casou-se aos 07 de março de 1903, no Sítio Sinimbú, Guaramiranga, com Francisca Carmélia Lima n. Mulungu, 16 anos de idade, filha de Antônio Rufino Ferreira Lima e de Raquel Maria de Lima. Presentes, o Padre João Augusto da Frota, as testemunhas, o Dr. José Pacífico Caracas, Maria Cândida Caracas, Manoel de Castro Correia e Dovina Pereira Lima. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Bhoemia Serrana. Publica-se o primeiro número da Revista literária. Diretor, Benigno Pereira com a colaboração de jovens redatores. Serra de Baturité, 03.03.1905.
Bernardino Franklin do Nascimento filho de Cândido Franklin do Nascimento e de Cândida de Farias Lemos. Casou-se aos 24 de junho de 1891, nesta Igreja Matriz, com Maria Amélia de Lima, filha de Timóteo Ferreira Lima e de Francisca Barbosa Lima. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
João Severiano Ribeiro Júnior nasceu em Fortaleza, filho de João Severiano Ribeiro e de Eufrásia Severiano Ribeiro. Casou-se a 23 de abril de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Ana Alexandrina do Nascimento, filha de Cândido Franklin do Nascimento e de Cândida de Farias Lemos. Presentes, o Padre Raimundo Francisco Ribeiro, as testemunhas, José Antônio da Mota e Augusto Ribeiro de Assis. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
O Major Cândido Franklin do Nascimento 1° Juiz Substituto de Quixeramobim, 04.02.1862. O Major Cândido filho de Manoel José do Nascimento e de D. Ana da Silveira Nogueira, casou-se no dia 04 de dezembro 1855, sogro José Pacífico Caracas. Jornal do Ceará. 06.12.19011. Termo de casamento Major Cândido e Dona Cândida. “
Aos quatro dias do mês de dezembro de 1855, pelas poito horas da noite, em casas do Doutor Francisco José de Matos, Vila de Quixeramobim receberam-se,Cândido Franklin do Nascimeno com Cândida Farias Lemos nasceu na Freguesia de São José, Pernambuco, filha do Major Francisco de Faria Lemos e de Cândida Maria de Avelez. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Vigário Interino, José Jacinto Bezerra Borges de Menezes, as testemunhas, o Doutor Francisco José de Matos e Francisco Farias de Lemos.” Cf. Livro de Matrimônios. Ceará, familysearch.org. Francisco de Faria Lemos (Jr.), filho do Major Francisco de Faria Lemos e de Cândida Maria de Avelez Faria Desembargador Honorário, Dignatário da Imperial Ordem da Rosa, Comendador de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Viçosa, Portugal, Presidente da Província do Ceará. O dito Presidente da Província, sancionou Lei criando duas cadeiras de instrução primária para a Povoação de Pernambuquinho, no dia 09 de agosto de 1876. Partido Conservador, março de 1876 / janeiro de 1877.
José Raulino Ferreira Lima, proprietário do Sítio Botija, promove festa religiosa onde acontecem batizados em presença do Padre José de Lima Ferreira. 30.12.1924.
osé Xavier Ribeiro Maia, filho de Joaquim Xavier Ribeiro Maia e de Maria de São José da Purificação, casou-se aos 26 de fevereiro de 1881, no Sítio Corrente, Guaramiranga, com Maria Adelina de Jesus, filha de Cosme Damião Cunha e de Ana Maria de Jesus. Os contraentes naturais da Freguesia de São Bernardo das Russas. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Clementino de Holanda Lima e José Marinho Jucá. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
José Arimatéia Chaves, 21 anos de idade, filho de Manoel de Araújo Chaves e de Maria da Conceição. Casou-se aos 03 de dezembro de 1942, na Capela da Botija, Guaramiranga, com Helena Xavier Maria, 17 anos, filha de José Xavier Ribeiro Maia e de Gertrudes Ferreira Maia. Presentes, o Frei Pedro Batista de Cologno Al Serio, as testemunhas, José Gentil Ferreira Lima e Judite Maria Lima. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
João Alexandre Jucá nasceu em Aracoiaba, 25 anos de idade, residente no Sítio Floresta, Guaramiranga, filho de João Alexandre Jucá e de Antônia Maria Jucá, casou-se aos 26 de julho de 1947, na Igreja Matriz de Guaramiranga, com Carmozinha Pereira Silva, natural de Canindé, 25 anos, filha de Raimundo Pereira Moreira e de Joana da Silva. Presentes, o Frei Renato de Ganna, as testemunhas, Flávio Augusto Caracas Nogueira e Agenor Caracas Simões. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Jornal Cearense. Fortaleza. 24.09.1886. Jornal Cearense. Fortaleza. 21.12.1888.
Vicente Francelino de Albuquerque e Vicência Barroso de Albuquerque, pais de:
1. Francisco Barroso de Albuquerque, filho de Vicente Francelino de Albuquerque e de Vicência Barroso de Albuquerque. Casou-se a 20 de junho de 1896, na Capela do Arraial da Caridade, Paróquia de Canindé, presentes o Padre José Antônio Cavalcante, as testemunhas, Tristão Francisco Alves e Raulino Monteiro Gondim, com Maria Augusta de Albuquerque, filha de Antônio Francisco do Nascimento e de Maria do Nascimento e Silva. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará, familysear.org.
2. Maria Vicência de Albuquerque, que se cassou aos 28 de fevereiro de 1888, no Sítio Gameleira, Conceição da Serra, Guaramiranga, com Porfírio Alves da Silva, filho de José Alves da Silva e de Maria Celestina da Glória. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, José Barroso de Albuquerque e Pedro Ferreira da Paz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
3. José Barroso de Albuquerque, filho de Vicente Francelino de Albuquerque e de Vicência Barroso de Albuquerque, casou-se a 20 de janeiro de 1886, no Sítio Porangaba, desta Freguesia da Conceição da Serra, com Raimunda Carolina Pereira, filha de Lourenço José Pereira e de (?) Hermida Carolina Pereira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Filhos:
3.1. Luíza Barroso de Albuquerque filha de José Barroso de Albuquerque e de Raimunda Carolina Pereira de Albuquerque, casou-se a 10 de abril de 1920, no Sítio Porangaba, Freguesia da Conceição da Serra, com João Teixeira de Farias, filho de Manoel Teixeira de Farias e de Josefa Farias dos Santos. Presentes, o Padre José de Lima Ferreira, as testemunhas, Antônio Teixeira de Farias e José Domingos da Silva. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
3.2. Margarida Barroso de Albuquerque filha de José Barroso de Albuquerque e de Raimunda Carolina Pereira de Albuquerque, casou-se a 19 de fevereiro de 1927, na Capela de Lourdes, desta Paróquia da Conceição da Serra, com Raimundo Gomes Pimenta, solteiro morador na Freguesia do Mulungu, filho de Manoel Gomes de Oliveira e de Raimunda de Oliveira Pimenta. Presentes, o Padre Alexandrino Monteiro, as testemunhas, Antônio Barbosa Lima e Antônio Barbosa Lima Filho. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
3.3. Francisco nasceu a 31 de março de 1935 e batizado a 07 de abril do dito ano na Igreja Matriz de Guaramiranga, pelo Padre Frei Constâncio Capulio. Padrinhos. Raimundo Lopes Monteiro e e Nossa Senhora da Conceição. Cf. Livro de Batismos, Ceará.
Sebastião Barroso de Albuquerque c.c. Maria de Souza Franco, pais de:
1. Vicente nasceu a 13 de janeiro de 1936, e batizado na Capela do Pernambuquinho, pelo Frei Bernardino. Padrinhos, José Gaudêncio Filho e Nossa Senhora da Conceição. Cf. Livro de Batismos, Ceará. 2. Maria Helena nasceu a 17 de junho de 1945 e batizada a 29 de junho de 1945, pelo Frei José Maria de Manaus. Padrinhos, Hilário Barroso Lopes e Creusa Rodrigues Franco. Cf. Livro de Batismos, Ceará.
Francisco Barroso de Albuquerque c.c. Maria Luíza (Elisa) Ribeiro de Albuquerque, pais de:
- Helena nasceu a 20.01. 1932, e foi batizada a 04.03.1932, na Capela da Uruguaiana, pelo Padre A. Monteiro. Padrinhos, Valdemar Moreira Ramos e Nossa Senhora da Conceição. Helena casou-se a 15.10.1955, na Paróquia de Nazaré, Fortaleza, com José Francisco das Chagas. L Batismos, Ceará.
- Madalena n. 31.03.1935, e batizada a 07 de abril do dito ano na Ig. M. Guaramiranga, pelo Padre Frei Constâncio Capulio. Padrinhos, Francisco Pereira Viana e Nossa Senhora da Conceição.
- Francisco n. 31.03.1935 e batizado a 07 de abril do dito ano na Ig. M. Guaramiranga, pelo Padre Frei Constâncio Capulio. Padrinhos. Raimundo Lopes Monteiro e e Nossa Senhora da Conceição. Cf. Livro de Batismos, Ceará.
- Pedro n. 29.06.1942 e batizado a 19 de julho seguinte, pelo Frei Tomás de Stezzano. Padrinhos, Abel Barbosa e Nossa Senhora da Conceição. Cf. Livro de Batismos, Ceará.
- Paulo nasceu a 27.09.1943 e batizado a 21 de novembro do mesmo ano, pelo Frei Arialdo de Levrange. Padrinhos, Francisco Barroso Filho e Nossa Senhora. Cf. Livro de Batismos, Ceará.
- Fernando Barroso de Albuquerque nasceu em Guaramiranga, 22 anos de idade, filho de Francisco Barroso de Albuquerque e de Maria Elisa Ribeiro Barroso, casou-se a 20 de dezembro de 1947, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, Guaramiranga, com Luíza Rodrigues de Souza, 18 anos, filha de José Rodrigues de Souza e de Lina Maria de Jesus. Presentes, o Frei Cosme M. de Borno, as testemunhas, José Simões da Costa e José Vieira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Termo de batismo de José Barroso de Albuquerque. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Termo de casamento. Maria Antonieta Moreira Ramos e José Barroso de Albuquerque. Livro de Matrimônios. Fortaleza. familysearch.org.
Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org.
Vicente Barroso de Albuquerque casado com Maria Mendes Barroso, pais de Sérvulo nasceu a 13 de setembro de 1923 e batizado nesta Igreja, a 22 de outubro, pelo Padre José de Lima Ferreira. Padrinhos, Antônio Barroso de Albuquerque e Eugênia Guedes Barroso. Sérvulo Mendes Barroso casou-se pelas sete horas da mnhã, de 29 de julho de 1948, nesta Igreja, com Maria Graziela Teixeira, n. Parangaba, Fortaleza, 22 anos de idade, filha de João Teixeira Joca e de Rita Stela Nepomuceno Teixeira, moradores em Itapebussu, Maranguape. Presentes, o Padre Luiz Gussenhoven, as testemunhas, João Teixeira Filho e José Maria Guedes Martins. Cf. Livros de Batismos e Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.
Mario Moreira Ramos, n. Pacoti, 26 anos, filho de Francisco Ramos dos Reis e de Maria Moreira Ramos. Casou-se a 25 de junho de 1938, na Igreja em Fortaleza, com Maria Alfa da Silva Tavares, n. Quixeramobim, 23 anos, filha de Virgílio Viana da Silva Tavares e de Francisca Vieira da Silva Tavares. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Waldemar Moreira Ramos, n. Pacoti, 33 anos, residente em Guaramiranga, filho de Francisco Ramos e de Maria Moreira Ramos, casou-se a 07 de dezembro de 1946, nesta Igreja, com Nilda Pires Lustosa, n. Umirim, CE, 21 anos, filha de José Pires Lustosa e de Gonçala Pires de Carvalho. Testemunhas: Mário Moreira Ramos e Waldemar Pereira de Queiroz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Francisco de Carvalho Arruda, natural de Portugal, falecido de inflamação no fígado, aos 23 de janeiro de 1896, em Pernambuquinho, Guaramiranga. Era casado com Maria Joaquina de Santa Ana. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Nunes Cavalcante do Riachão (Capistrano, Ceará) e da Pindoba, Aratuba, Serra de Baturité.
Francisco Nunes Cavalcante Filho nasceu no ano de 1918, Capistrano, Ceará, filho de Francisco Nunes Cavalcante e de Francisca Barbosa Nunes Cavalcante. Homem influente, político, proprietário de terras que iam do sertão até o sopé oriental da Serra de Baturité, chegando ao topo da dita Serra, na Pindoba, Aratuba, e com sobras de terras para a vertente ocidental, Distrito de Canindé, Ipueiras dos Targinos, no lugar Ipueiras dos Gomes. Era irmão do Eng.º José Walter Cavalcante que nasceu a 16 de julho de 1927, e foi batizado na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Riachão, Capistrano, pelo Monsenhor Manoel Cândido dos Santos, no dia 07 de setembro do dito ano de 1927, sendo seus padrinhos, Ari Nunes e Mariana Nunes Cavalcante.
O Senhor Chico Nunes casou-se de idade 23 anos, a 17 de fevereiro de 1941, em casa particular, na Freguesia de Baturité, com Valmira Ferreira Lima, nasceu a dois de fevereiro, e batizada a nove de julho de 1922, Canindé, 19 anos, filha de Maria Senhorinha Pereira Lima, solteira. Dona Valmira era uma pessoa alegre, divertida. Chamava a atenção por dançar forró com seus empregados, nas festas realizados em suas fazendas, e por dirigir bem veículos pesados (camionetes) e carros de corrida. Nas improvisadas corridas pioneiras realizadas em Fortaleza, demonstrava sua competência competindo vantajosamente com homens. Foi uma desportista reconhecida e admirada, tendo participado de eventos na pista do Pici e no ano 1962, da 1ª Volta do Pier.
19.05.1963. Duplo crime de morte. À véspera do Dia das Mães de 1963, na Rua Rodrigues Júnior, 464, antigo Outeiro, atual Aldeota, Fortaleza, Dona Valmira Ferreira Nunes comemorava com o seu genro Francisco Pereira Ponte, Advogado, o nascimento de um filho deste, seu neto, portanto. Ao amanhecer o dia aconteceu a tragédia familiar, sendo ambos mortos a tiros de revólver. Acusado Francisco Nunes Cavalcante Neto de matar a sua genitora Valmira, 41 anos, e seu cunhado. O fato comoveu a cidade com duradoura repercussão. Francisco Nunes Sênior dono de Usina de Algodão, Riachão, Capistrano, e Diretor do Cento de Descaroçadores de Algodão do Ceará. Cf. Francisco Augusto, Ipueiras dos Targinos, Op. cit. Francisco Cavalcante Nunes Filho, eleito Prefeito Municipal de Capistrano, com 1.157 votos, ARENA 1, eleição de 15.11.1970. faleceu meia hora antes da sua da posse. 26.03.1971. O Neto Nunes sofreu um infarto durante tentativa de assalto à sua residência na Fortaleza. Enterro amanhã, quarta-feira 05 de janeiro de 2022, no Coité, Aratuba. Apud Clóvis Lobo.
Clóvis Silveira Lima casou-se a 14 de outubro de 1915, no Sítio Cana Brava, Freguesia do Coité, Aratuba, Serra de Baturité, com Hermozinda de Oliveira Góes. Presentes, o Padre José Barbosa de Magalhães, as testemunhas, Baltasar Silveira Lima e José de Oliveira Góes. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Franclina Rosa Lima viúva de José Barbosa Lima, + aos 19.06.de 1904. Pais do Padre José Barbosa de Jesus nasceu no dia 07 de setembro de 1854, em Pacoti, Serra de Baturité, filho de José Barbosa Lima e de Francelina Rosa de Lima. Termo de Batismo: “José filho legítimo de José Barbosa Lima e de Francelina Rosa de Lima, nasceu a sete de setembro de 1854, e foi batizado solenemente a quinze de outubro do mesmo ano, pelo Reverendo Jerônimo Pereira de Menezes e foram Padrinhos, João Barbosa Lima Júnior e Maria Freire do Prado moradores todos nesta Freguesia (de Baturité) e para constar fiz este assento que assinei. O Vigário Raimundo Francisco Ribeiro.” O Padre José foi ordenado a 29 de novembro de 1885, em Fortaleza. Coadjutor da Sé da citada Fortaleza onde faleceu a 25 de junho de 1945. Ver Clero Cearense nesta Página Famílias Cearenses.
José Joací Pereira nasceu na Freguesia de São Francisco de Paula, Aratuba, Serra de Baturité, a 05 de outubro de 1918, filho de Júlio de Paula Pereira e de Maria Barbosa Ferreira. Neto paterno de Tertulino José Pereira e de Júlia Colares Pereira. Neto materno de Francisco Barbosa Filho e de Amélia Bezerra de Lima.
Júlio de Paula Pereira de idade 37 anos, filho de Tertulino José Pereira e de Júlia Colares Pereira, já falecida, casou-se aos dois dias do mês de março de 1917, em casa particular, na Vila do Coité, Aratuba, Serra de Baturité, dispensado no parentesco, com Maria Barbosa Pereira, 22 anos, filha de Francisco Barbosa Filho e de Amélia Bezerra de Lima, já falecida. Presentes, o Padre Maximiliano Pinto da Rocha, as testemunhas, João Colares e José de Aquino Pereira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
O Dr. Joaci, estudou no Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus, na Escola de Agronomia do Ceará, Engenheiro Agrônomo, 1942. Funcionário do Ministério da Agricultura, Campo da Batalha, Guaramiranga, no lugar Granja, Pacoti, e no Coió, Putiú, Baturité. Prefeito de Pacoti em 1954 pelo PSD – Partido Social Democrático. Pacoti compreendia então os distritos de Palmácia, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba. Deputado Estadual, 1959/1963. Faleceu vítima de desastre automobilístico a 24 de junho de 1970.
José Joací Pereira casou-se a 31 de dezembro de 1947, pelas sete horas da manhã, Fortaleza, com Ayla da Costa Ribeiro. Presentes, o Padre José Nilson de Oliveira Lima, as testemunhas, Afonso Feijó da Costa Ribeiro e Francisco Colares Filho. Ayla da Costa Ribeiro, filha de Afonso Feijó da Costa Ribeiro e de Jacy Correia da Costa Ribeiro nasceu a onze de dezembro de 1925, Fortaleza, e foi batizada a doze de janeiro de 1926, pelo Cônego José Alves Quinderé. Padrinhos, o Doutor Carlos Ribeiro da Costa e Maria de Lourdes da Costa Ribeiro. Cf. Livro de Batismos, Ceará. Familysearch.org. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Familysearch.org. Cf. RIC. 1995. p. 176.
José Maximiano Barroso, n. em Aracati, e faleceu em Conceição da Serra, Guaramiranga, de beribéri, aos 06 de julho de 1881. Era filho de José Fidelis Barroso n. 1796, Aracati, Ceará, batizado a 16 de julho de 1796, na Igreja Matriz do Aracati e de D. Teresa Íria Joaquina de Jesus. Casou-se com Isabel Alexandrina da Cunha, filha João da Cunha Pereira e de Rosa Marciliana Perpétua da Cunha Lage, a mesma Rosa Marcelina da Silva Lage. Cf. Livros de Óbitos Conceição da Serra. familysearch.org.
Martiniano Gomes da Silveira, filho de (?) Vitoriano Gomes da Silveira e de Maria Francisca da Conceição, casou-se aos 20 de fevereiro de 1892, nesta Igreja, Serra de Baturité, com Leonilia .?. da Silveira, filha de Cassiano José da Silveira e de .?. da Silveira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.
Porfírio José de Lucena casado com Isabel Pinheiro de Lucena falecida em Pacoti, no mês de outubro de 1907, deixando três crianças órfãs. Era filha de D. Amélia Pinheiro.
Silvano Gaudêncio da Silveira, viúvo de Filadélfia Maria da Conceição. Casou-se (2) aos 20 de agosto de 1892, (sem o local), com Francelina Correia Lima, viúva de Vicente Gomes da Silveira
João Antônio de Brito, filho de João Ferreira Lima e de Maria Antônia da Conceição. Casou-se aos 30 de julho de 1891, no Sítio Logradouro, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, Guaramiranga, com Maria da Conceição da Silveira, filha de Silvano Gaudêncio da Silveira e de Filadélfia Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Severo Gaudêncio da Silveira, filho de Silvano Gaudêncio da Silveira e de Filadélfia Maria de Jesus (da Conceição), casou-se aos 20 de julho de 1889, na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, com Rosa Alvina Barbosa, filha de Miguel Francisco Barbosa e de Vitalina Maria da Penha. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Cf. Jornal A Ordem, Sobral. 15.12.1922.
Tomás Pompeu de Souza casado com Maria Cesarina Ferreira da Costa, pais de Francisco de Souza Brasil, que se casou aos 24 de setembro de 1892, nesta Igreja Matriz, com Maria Virgínia de Jesus, filha de Manoel Nogueira de Jesus e de Caetana Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Tomás Pompeu de Souza Magalhães nasceu em Quixadá, filho do Coronel Cesário Pompeu de Magalhães e de Ambrosina Pequeno Pompeu Magalhães, n. no Crato, 2º matrimônio. Neto paterno de Tomás Pompeu de Souza Magalhães e de Maria Cesarina Ferreira da Costa falecida com a idade de 91 anos, em Sobral, na madrugada do dia 13 de setembro de 1928. Tomás Pompeu de Souza Magalhães proprietário do Sítio Macapazinho, vizinho ao Seminário dos Frades Capuchinhos, área urbana de Guaramiranga, casou-se a 22 de setembro de 1926, em Fortaleza, com Maria José Maia Ferreira, n. Fortaleza, filha de Pergentino Ferreira e de Albertina Maia Ferreira. Presentes, o Padre Cônego José Alves Quinderé, as testemunhas, Tomás Pompeu Sobrinho e Nilo Xavier da Costa. Com ilustre descendência. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Cf. Jornal Constituição. Fortaleza. 07.09.1888.
Serra de Baturité. Sítios de Café e Cana.
Vendem-se os Sítios Curitiba, São Lourenço e Pará. Tratar com F. J. Rocha, no seu Sítio Macapá, Conceição da Serra, 27 de agosto de 1894.
Correio Retardado de Conceição da Serra de Baturité, Guaramiranga.
Virgínia de Oliveira Conde, professora da cadeira do sexo masculino de Conceição da Serra de Baturité. 1896/1902.
O Coronel João Batista Alves de Lima, informa que a três domingos seguidos, um grupo de homens armados de cacetes, facas e pistolas, a pretexto de manter a segurança tem deixado em polvorosa a pacata gente de Conceição da Serra de Baturité. 31.07.1876.
Manoel Teófilo da Costa Mendes, professor, funda na Vila de Conceição da Serra de Baturité, um estabelecimento de educação. 10.07.1889. O Professor Manoel Teófilo, Diretor do Atheneu Cearense. 22.01.1870, Administrador da Colônia Cristina, (14.02.1884/00.07.1889), de onde saiu para fundar um Colégio - (em Guaramiranga) - equiparado aos estabelecimentos europeus. 08.07.1889. O professor Manoel Teófilo faleceu em Fortaleza, aos 23 de janeiro de 1891.
José Gonçalves Dias Sobreira, professor, foi removido de Pendência, (Pacoti), para Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga). 07.07.1882.
O Dr. Cordolino Barbosa Cordeiro, Juiz de Direito, condenou o Sub Delegado de Mulungu, Senhor Antônio Victor Castelo Branco. 04.08.1876.
Concurso para professora da Cadeira do sexo feminino da Povoação de Conceição da Serra de Baturité, convocado pelo Dr. Virgílio Augusto de Moraes, da Secretaria de Instrução Pública do Ceará. 12.01.1887.
Dona Maria Rodrigues, professora, foi removida da cadeira de ensino primário de Aracatiassu, Sobral, para a Conceição da Serra de Baturité. 29.10.1889.
O Padre Doutor José Leorne Menescal, toma posse como Vigário de Conceição da Serra de Baturité, em lugar do Padre Anastácio de Albuquerque Braga. 09.07.1879. Por provisão de 10.01.1887, o Padre Leorne foi reconduzido no cargo de Vigário Encomendado da Freguesia de Conceição da Serra de Baturité.
Professor Público da Povoação de Conceição da Serra de Baturité, Raimundo Joaquim da Silva Viana, consegue três meses de licença para tratamento de sua saúde. 15.03.1884.
Estatística Paroquial, Conceição da Serra de Baturité, Ano de 1881. Batizados: 193. Casamentos: 103. Óbitos: 65.
Projeto nº 84. Assembleia Legislativa Provincial do Ceará. Resolve: Art. 1º. - Fica elevada a categoria de Vila a Povoação de Conceição da Serra de Baturité, com a mesma denominação. Art. 2º. - Os limites do município serão os mesmo da Freguesia. Art. 3º. - Ficam revogadas as disposições em contrário. Sala das Comissões, 28 de agosto de 1884. Souza Lima, Theotime (Padre Francisco Theotime de Maria Vasconcelos), Leitão (Padre Luís de Souza Leitão), e Leopoldo.
Entra em 1ª discussão o projeto de nº 47, deste ano (1885), criando uma Freguesia na Povoação da Pendência, (Pacoti), desmembrada da de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição.10.12.1885.
Pharmacia Caracas na Conceição da Serra de Baturité. O Farmacêutico Luís Pacífico Caracas proprietário avisa ao público que a Pharmacia acha-se provida de todos os produtos químicos e farmacêuticos, recomendados pela Terapêutica moderna, etc. 17.07.1889. Luís Pacífico Caracas casou-se a 17 de fevereiro de 1900, Fortaleza, com Rosaly Fortuna Caracas, filha do Dr. Dário Fortuna Pessoa e de Bárbara Barbosa. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. Clóvis Barbosa de Moura c.c. Maria de Lourdes Fortuna Caracas de Moura pais de Sylvio Caracas de Moura nasceu no dia 03 de agosto de 1923, Foi batizado aos oito de novembro do fito ano, sendo seus padrinhos, o Dr. Luís Pacífico Caracas e Rosaly Miranda Caracas. O Tenente Sílvio Caracas de Moura n. Fortaleza, 22 anos e casou-se a 25.05.1946, com Lêda Silva de França, n. Fortaleza, 17 anos, filha de Gregório Nogueira de França e de Sara Silva de França. Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica, Romana. Maria Amélia Fortuna Caracas, filha de Clóvis Barbosa de Moura e de Maria de Lourdes Fortuna Caracas, casou-se 30.12.1926, com Diogo Vital de Siqueira 25 anos, filho de Antônio Diogo de Siqueira e de Elisa Viana de Siqueira.
José Alves Nogueira comerciante em Guaramiranga, Serra de Baturité, em 20 de janeiro de 1906, quando o Gazetinha, informa ser ele "jovem e simpático".
Manoel Freire de Souza avisa ao público da cidade da Fortaleza, e especialmente ao corpo do comércio, que tendo de retirar-se para tratar de seus negócios na Serra de Baturité, deixa como seu caixeiro e procurador , o seu cunhado Manoel Luís de França. Maranguape, 1º.06.1874.
Cônego José de Lima Ferreira, nasceu em Aracati, no dia 1º de agosto de 1896, filho de Pedro Nolasco Ferreira e de Dona Francisca de Lima Ferreira. Vigário de Pacoti, Serra de Baturité, de 27.02.1920 / 03.03.1929.
Natal de 1928, Guaramiranga. Comissão encarregada dos festejos ao Menino Deus: Dona Sinhá Gomes Barbosa, Lily Alves Nogueira, Áurea de Matos Brito, Ilka Holanda, Maria Uchoa e Zeneida Holanda. 23.12.1918.
Instituto Normal Guaramiranga. Instrução e educação da mulher brasileira, localizado sobre a Serra de Baturité. Diretora: D. Maria de Oliveira Bastos. 16.03.1912.
Dr. Leonardo Mota, professor de inglês e de francês, no Ginásio Guaramiranga, Serra de Baturité, transferiu-se para Instituto José de Alencar, em Ipu, Ceará. 13.07.1912. No ano de 1911, era Diretor do referido Ginásio Guaramiranga, o Dr. Pedro Frota.
Manoel Vieira da Silva, residente no Sítio Brejo das Pedras, Freguesia da Conceição da Serra de Baturité, conflito com Manoel Teixeira de Castro, por questão de herança. 03.04.1880.
Cirurgião Amerino Fabião de Freitas Barreto Nobre "preste seus serviços aos indigentes acometidos da epidemia reinante" em Conceição da Serra de Baturité, Santa Ana e Pendência, (Pacoti). 27.09.1862.
Ao Promotor Público da Comarca de Baturité. Acaba de chegar ao meu conhecimento que o Sr. Luís Rodrigues Pereira pretende tomar um sítio sobre a Serra de Baturité, pertencente a viúva Maria Francisca da Conceição, e seus filhos órfãos. Tomar providências. 09.03.1864.
Novas Vilas. Foi elevada a categoria de Vila a Povoação de Conceição da Serra de Baturité, compreendendo o Distrito de Paz de Pernambuquinho. 04.09.1890.
Antônio Martins de Freitas, filho de José Gomes de Freitas e de Maria Madalena de Jesus. Casou-se aos 15 de setembro de 1891, no Sítio São Brás, desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, Guaramiranga, com Maria Madalena de Jesus, filha de José Gomes Martins (?) e de Antônio Martins da Costa e de Felismina Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
André Avelino do Nascimento casou-se a 13 de setembro de 1878, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Carolina Monteiro das Virgens. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Antônio Romualdo de Holanda casou-se com Rosária Maria do Espírito Santo. Casou-se (2) a 15 de setembro de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Josefa Maria do Espírito Santo, filha de Jerônimo Barbosa do Nascimento e de Maria Clara do Espírito Santo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Antônio Romualdo Holanda residiu, na Povoação de Arronches, Parangaba. 07.03.1865. Alferes Antônio Romualdo Holanda 3° substituto do Juiz Municipal do Termo da Pacatuba. 31.06.1874. Morou em Acarape. 15.03.1890. Membro da Intendência de Redenção. 22.11.1890. O Aferes Antônio era filho de Manoel Romualdo de Holanda e de D. Maria Augusta de Holanda, pais ainda do Cônego Joaquim Romualdo de Holanda, Vigário de Guaramiranga, 1873/1876 e de José Tomás Ribeiro, (filho de Manoel Romualdo de Holanda e de Dona Maria Augusta de Holanda). Casou-se aos 23 de abril de 1892, nesta Igreja Matriz, com Maria Madalena de Jesus, filha de Francisco Rufino de Lima e de Arcenia Capitulina de Queiroz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. .
Canuto José de Barros casou-se a 18 de agosto de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Antônia Maria de Jesus. Dispensados pelo Senhor Bispo do Ceará, “de algum impedimento, até do rapto que se deu entre eles”. Presentes, o Reverendo Castro (sic), as testemunhas, Constantino Moreira da Silva e Ricardo de Souza dos Prazeres. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Childerico Beviláqua visitou o vinhedo instado pelo Eng. Agrônomo José Freire, no Sítio São Gonçalo, Pacoti, Serra de Baturité, com diversas castas, algumas europeias e outras híbridos americanas, com a colaboração do DNOCS. Outubro, 1959. Ver Título Agrinomia - 100 anos ... nesta Página Famílias Cearenses, 1ª Parte.
Cícero José Taveira, protestante, viveu com Maria Andrade, falecida, pais de 1. Raimundo nasceu aos 10 de abril de 1922, no lugar Labirinto, Guaramiranga, onde foi batizado aos três de dezembro de 1939, pelo Padre Artur Redondo. Padrinhos, Francisco Taveira e Carmélia Cosme Taveira. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Cícero José Taveira casado com Olga Silveira Taveira, pais de: 2. José Eduardo nasceu aos 16 de junho de 1940, e batizado na Escola Apostólica de Baturité, pelo Padre Pequito, aos 26 de agosto do mesmo ano. Foram seus padrinhos, José Vilmar Silveira Gomes e Isaura Raulino Silveira. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch. org. 3. Rubens nasceu aos 16 de maio de 1936, e foi batizado aos nove de setembro do dito ano, na na Escola Apostólica de Baturité, pelo Padre Reis. Padrinhos, Eduardo Taveira e Francisca Taveira de Jesus. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. 4. Maria Elianir nasceu aos 27 de abril de 1937, e foi batizada, aos vinte e sete de outubro de 1940, na Escola Apostólica de Baturité, pelo Padre, Pequito. Padrinhos, Ananias Arruda e D. Ana dos Santos Arruda. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. 5. Isaac nasceu aos 30 de novembro de 1934, e foi batizado aos dois de fevereiro de 1941, na Escola Apostólica de Baturité, pelo Padre Artur Redondo. Padrinhos, Sebastião de Souza Castro e Alda Gomes de Castro. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Daniel Bezerra Lira, filho de Francisco Bezerra Lira e de Maria Auta da Penha, casou-se a 17 de setembro de ‘875, na Fazenda Bom Lugar, ‘andando em desobriga’, em casa de Manoel da Luz de Medina, Freguesia da Conceição da Serra, com Zeferina Maria da Luz, filha de Manoel da Luz de Medina e de Angelina Maria da Conceição. Presentes, o Padre Domingos de Castro Barbosa, as testemunhas, José Monteiro de França e Domingos Bezerra. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Flávio Bezerra Lira, filho de Francisco Bezerra Lira e de Maria Auta da Penha, casou-se a 17 de setembro de ‘875, na Fazenda Bom Lugar, ‘andando em desobriga’, em casa de Manoel da Luz de Medina, Freguesia da Conceição da Serra, com Bernardina Maria da Luz, filha de Manoel da Luz de Medina e de Angelina Maria da Conceição. Presentes, o Padre Domingos de Castro Barbosa, as testemunhas, José Vidal de Souza e Raimundo Bezerra de Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Pereira Magalhães, natural do Crato, viúvo de Joaquina Maria de Araújo, casou-se a 14 de junho de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Benta Maria da Conceição, filha de Manoel Martins de Souza e de Antônia Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Galdino Saraiva de Moura, filho de José Saraiva de Moura e de Inácia Francisca de Jesus, casou-se a 16 de setembro de 1875, em desobriga, na casa de Francisca Maria da Conceição, lugar Pereiros, Freguesia da Conceição da Serra, com Francisca Maria de Jesus, filha de Félix Rodrigues Bezerra e de Francisca Maria da Conceição. Presentes, o Padre Domingos de Castro Barbosa, as testemunhas, João Saraiva de Moura e Francisco Alves de Moraes Júnior. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Gonçalo Alves de Barros casou-se a 29 de julho de 1885, na Fazenda da Cruz, freguesia de N. Senhora da Conceição, dispensado no parentesco, com Bernardina Maria de Jesus, 18 anos de idade. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Lourenço Alves Bezerra e Manoel Sabino dos Santos. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Honorato Matias da Costa, 35 anos de idade, casou-se a 19 de setembro de 1885, na Fazenda São Paulo, Freguesia de N. Senhora da Conceição, com Adelina Rosa de Almeida, 16 anos de idade. Testemunhas, José Gomes Bezerra e João Francisco Tabosa. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Ferreira da Cunha casou-se aos 04 de janeiro de 1881, na Freguesia de Conceição da Serra, Guaramiranga, dispensado no parentesco, com Joaquina Gomes da Silva. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
José Pereira de Barros n. Guaramiranga, morador em Acarape, Ceará, casou-se aos 11 de janeiro de 1881, na Freguesia de Conceição da Serra, Guaramiranga, dispensado no parentesco, com Felícia Maria da Conceição, n. Baturité, Ceará. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Josefino de Souza Cavalcante casou-se aos 13 de janeiro de 1881, na Freguesia de Conceição da Serra, Guaramiranga, dispensado no parentesco, com Carolina Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
José Marinho de Albuquerque, filho de Luís Marinho de Albuquerque e de Francisca Jacinta da Cruz, casou-se a primeiro de agosto de 1875, na Igreja Matriz (da Conceição da Serra), com Ana Marinho de Albuquerque, filha de Joaquim Marinho de Albuquerque e de Josefa da Cruz Marinho. Presentes, o Padre Domingos de Castro Barbosa, as testemunhas, João da Cruz Guimarães e Germano Marinho de Albuquerque. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Manoel Marinho de Albuquerque, filho de Gabriel Marinho de Albuquerque e de Delfina Francisca Marinho, casou-se aos 09 de abril de 1893, na Capela do Mulungu, Serra de Baturité, com Josefa Maria de Jesus, filha de João Ribeiro de Souza e de Raimunda Maria da Glória. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Justino Leopoldo de Freitas e João Antônio Rodrigues Cerqueira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Manoel Antônio Xavier Pinto nasceu nas Russas, filho de Antônio Xavier Pinto e de Ana Felícia de Jesus. Casou-se a 05 de julho de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Maria Felícia do Espírito Santo, n. Russas, filha de Venâncio Ferreira Maia e de Ana Felícia do Espírito Santo. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Raimundo Heleônidas Ferreira Lima e Antônio Felipe Maia Júnior. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Renovato Ribeiro da Fonseca, jornaleiro, viúvo de Maria Antônia da Conceição, casou-se (2) a 30 de agosto de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Rosalina Francisca Pereira da Silva viúva de Francisco Leandro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Pais de:
Celestina nasceu 26 de outubro de 1885, e foi batizada na Capela do Mulungu, pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz, aos 06 de dezembro do mesmo ano. Padrinhos, Manoel Barbosa de Mendonça e Maria Guedes Barbosa. 4.1 Marieta nasceu aos 13 de maio de 1885, e foi batizada na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, pelo Padre José Barbosa Lima, aos 18 de dezembro do mesmo ano. Padrinhos: o Doutor José Pacífico da Costa Caracas e Ana Rosa de Lima. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Renovato Ribeiro da Fonseca casado com Rosalinda Francisca Pereira da Silva, pais de Manoel, falecido aos 03 de dezembro de 1884, em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Antônio Joaquim de Medeiros casou-se a 17 de maio de 1882, na Fazenda Sítios Novos, com Maria Francisca de Jesus. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Galdino Ferreira de Souza e Antônio Henrique de Araújo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Armando Cordeiro Gondim Cavalcante nasceu em Mulungu, 31 anos de idade, filho de João da Silveira Cavalcante e de Maria Cordeiro Cavalcante, casou-se 28 de dezembro de 1948, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, Guaramiranga, com Maria José Mirtes de Mesquita, natural de Baturité, quinze anos de idade, filha de José Pinto de Mesquita e de Maria Luíza de Mesquita. Presentes, o Frei Cosme M. de Borno, as testemunhas, João Farias Lima e Osmar Marinho. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Cândido Martins de Souza casou-se a 09 de setembro de 1878, dispensado no parentesco, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Clara de Souza Arcângela. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Firmino Vieira da Silva casou-se a 23 de junho de 1884, no lugar São João, em casa de José de Oliveira, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, com Maria Rosa de Oliveira. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Belarmino Soares Lima e Manoel Pereira de Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Moreira de Souza, filho de Antônio Moreira de Souza e de Caetana Maria de Jesus, casou-se a 26 de abril de 1878, pelas nove horas da manhã, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Maria Delfina de Jesus, filha de Vicente José de Almeida e de Delfina Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Moreira de Souza casou-se aos 15 de novembro de 1880, dispensado no parentesco, na Freguesia da Conceição da Serra, Guaramiranga, com Maria Furtado de Mendonça. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Francisco Carneiro da Silva casou-se a 28 de outubro de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Angélica Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco de Assis de Souza Leitão, natural de Quixeramobim, filho de José de Souza Leitão e de Adelina Cândida de Moraes Monteiro. Casou-se a 25 de março de 1878, na Igreja Matriz de Nossa senhora da Conceição da Barra, (Guaramiranga), com Filomena Virgilina de Azevedo. Francisco de Assis de Souza Leitão irmão do Vigário da Freguesia de Conceição da Barra, Padre Luís de Souza Leitão. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Alexandre Saraiva Leão nasceu em Canindé, filho de Alexandre Leopoldino Saraiva Leão e de Maria Leopoldina Saraiva Cavalcante, Maria Teresa de Jesus. Casou-se a 27 de novembro de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Guilhermina Maria de Aguiar, filha de Antônio Joaquim de Aguiar e de Alexandrina Maria de Aguiar. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Joaquim Gonçalves de Oliveira e Antônio Tomás de Queiroz Souto. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Francisco Furtado de Mendonça casou-se a 21 de julho de 1882, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Maria Rosa da Circuncisão. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Gonçalo Pereira de Castro viúvo de Maria Jacinta. Casou-se (2) a 10 de julho de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Francisca Jacinta. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Aos 08 de agosto de 1876, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, casamento de João de Moura Rolim, dispensado no parentesco, filho de Benedito de Moura Rolim e de Isabel Paula de .?., com Isabel Paula de Moura, filha de Agostinho Paula de Moura e de Maria Batista de Oliveira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Joaquim Maciel de Andrade casou-se a 07 de abril de 1883, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecosye), com Vitalina Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
José Lobo dos Santos nasceu aos 04 de outubro de 1857, e foi batizado em desobriga, na Fazenda Madalena, aos onze do mesmo mês e ano, Pelo Padre Salviano Pinto Brandão. Padrinhos, Pio Lobo dos Santos e Ana Antônia Furtado. José Lobo dos Santos, filho de Manoel Lobo dos Santos Jr. e de Luíza Maria de Jesus, casou-se a 23 de novembro de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Isabel Maria do Espírito Santo, filha de Inácio Alves Braga e de Antônia Maria do Espírito Santo. Presentes, o Padre Manoel Rodrigues Campos, as testemunhas, Joaquim Alves Braga, Francisco Rodrigues da Costa e Joaquim Pinto de Magalhães. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Manoel Lobo dos Santos Jr. c.c. Luíza Maria do Espírito Santo, pais ainda de Francisca, branca, nasceu a 08 de maio 1873, em Quixeramobim, e foi solenemente batizada na Fazenda do Espinheiro, em desobriga aos 30 de outubro do dito ano, pelo Padre Salviano Pinto Brandão. Padrinhos, Joaquim Gonçalves da Silva e Francisca Maria da Anunciação. Cf. Livro de Batismos, Ceará. family.search.org.
Joaquim Alves da Cruz casou-se no lugar denominado Tessuoca (sic), Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, no dia 05 de novembro de 1880, com Maria Francisca Teixeira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
João de Paula Moura casou-se a 13 de abril de 1883, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Virgínia Maria de Freitas. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
João Porfírio Segundo Ramos casou-se a 17 de novembro de 1883, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Carminda Francisca Barroso. Presentes o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Manoel Barroso Valente e Joaquim Barroso Valente. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
João Vieira de Moraes casou-se a 27 de novembro de 1880, no lugar denominado Tapera, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, com Cândida Maria do Espírito Santo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Joaquim Rodrigues de Oliveira casou-se a 17 de maio de 1882, na Fazenda Sítios Novos, com Balbina Coelho de Barros. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Antônio Francisco Paulino e Pedro Barros de Souza Filho. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Luís Alves de Castro casou-se a 23 de novembro de 1883, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Rita Maria dos Anjos. Presentes o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, José de Paula Moura e Antônio Lopes de Moura. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Padre Luís de Souza Leitão. “Luís, branco, filho legítimo de José de Souza Leitão e de Adelina Cândida de Moraes (Monteiro); nasceu a vinte e sete de março de 1851, e foi batizado em solenidade em artigo de morte, por mim e foram supridas as cerimônias da Igreja nesta Matriz (de Quixeramobim): foi Padrinho por ter sido quem batizou Francisco José Moraes Monteiro: o que para constar fiz este assento que assino. O Vigário Antônio José Jacinto Bezerra.” Cf. Livro de Batismos, Ceará. Ungidos do Senhor, III Vol. p. 83.
Manoel José de Moura Rolim casou-se a 13 de abril de 1883, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Filomena de Paula Moura. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Manoel Leopoldino Saraiva Leão f. de Alexandre Leopoldino Saraiva Leão e de Maria Teresa de Jesus, casou-se a 03 de julho de 1864, pelas nove horas da noite, em casa particular, na cidade de Quixeramobim, com Maria Clara do Espírito Santo, filha de Elias Galdino Saraiva Leão e de Clara Isabel do Espírito Santo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Manoel Pereira de Souza casou-se a 05 de junho de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Sebastiana Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Manoel Moreira de Souza casou-se a 23 de junho de 1884, no lugar São João, em casa de José de Oliveira, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, com Mariana Teresa de Jesus. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Paulino da Silva e João Gualberto de Araújo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Manoel Rufino de Souza casou-se a 25 de setembro de 1880, no lugar denominado Tubiba, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, com Maria Rufina dos Santos. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Manoel Soares Martins, filho de Antônio Soares Campos e de Francisca Xavier de Jesus, casou-se aos 20 de setembro de 1879, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com Raimunda Senhorinha do Espírito Santo, filha de Augusto Rodrigues da Costa e de Antônia Senhorinha do Espírito Santo. Os nubentes naturais da Freguesia das Russas. Presentes, o Padre Vigário José Leorne Menescal, as testemunhas, Raimundo Melquíades Ferreira Lima e Antônio Felipe Maia Júnior. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Marcos Pires Chaves, natural de Imperatriz, (Itapipoca), filho de Ângelo Passos Chaves e de Luzia Passos Chaves, casou-se a 23 de novembro de 1876, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Rufina Pires Chaves, filha de Joaquim Antônio Candeia e de Maria Joaquina da Cruz. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Antônio Passos Ferreira da Cruz e João Teófilo Passos da Cruz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Procópio Lopes de Oliveira casou-se a 12 de setembro de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com (?) Francisca Pereira da Silva. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Procópio: Sub Delegado da Vila de Pentecoste, aos 09.11.1883. Vereador em Pentecoste, Ceará, aos 04 de maio de 1904. Aos 12.12.1906, anuncia que um seu cavalo foi roubado da sua Fazenda Limoeiro, Barra do Caxitoré. Ceará.
Raimundo Gomes da Silva casou-se a 25 de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Mariana Pereira da Silva. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Raimundo Passos Candeia, filho de Joaquim Antônio Candeia e de Maria Joaquina da Cruz, casou-se a 23 de novembro de 1876, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, com Justina Carolina Passos, filha de Ângelo Passos Chaves e de Luzia Passos Chaves. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, José Pereira Castelo Branco e Joaquim Passos Ferreira Campos. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Rogério Francisco de Andrade casou-se a 04 de setembro de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Francisca Ferreira de Andrade. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Romeu Aldighieri nasceu no ano de 1914, em Bangu, Rio de Janeiro, filho de {não informa} Aldigheiri e de Sebastiana Ferreira Aldigheri. Casou-se de idade 27 anos, aos 16 de maio de 1941, na Igreja Matriz, Fortaleza, em presença do Reverendo Padre Geminiano Bezerra de Menezes, com Lígia Cordeiro Campos nasceu no ano de 1918, em Canindé, Ceará, filha de Júlio Cordeiro Campos e de Maria Antonieta Barbosa Campos, Presentes as testemunhas, Petrônio Cordeiro Campos e Mário Peixoto de Alencar. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org. Júlio Cordeiro Campos, 3° suplente de Escrivão, Canindé, Ceará, pai de Armando, convocado pelo Exército, a 1° de março de 1944, Reservista, Classe de 1921.
Tomás Alves de Castro casou-se a 22 de julho de 1882, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Maria Francisca do Sacramento. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Umbelina Maria de Jesus, filha de Manoel Lobo dos Santos e de Luíza Maria de Jesus, casou-se a 23 de novembro de 1880, na Capela da Pendência, Pacoti, Freguesia de de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), com Belarmino Alves Braga, filho de Inácio Alves Braga e de Antônia Maria do Espírito Santo. Presentes, o Padre Manoel Rodrigues Campos, as testemunhas, Joaquim Alves Braga, Francisco Rodrigues da Costa e Joaquim Pinto de Magalhães. O local do casamento conforme o original. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Umbelino José Ladislau, filho de Antônio José Ladislau e de Brazilina Rosa de Almeida, casou-se a 23 de novembro de 1876, em desobriga, na Fazenda Várzea Grande, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, com Maria Angélica da Conceição, filha de .?. Pereira da Fonseca e de Vicência Ferreira do Nascimento. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Vicente Antenor Garcia casou-se a 03 de julho de 1880, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Vicência Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Fonte: Hemeroteca, Biblioteca Nacional, RJ.
Ademar de Queiroz Costa, José Aldemar de Queiroz, Prefeito Municipal de Guaramiranga, PSD, 1958/1962. Filho de José Tomás da Costa Filho (Zeca Tomás) 1° matrimônio, e de Raquel Inácio de Queiroz. Neto paterno de José Tomás da Costa (dono dos Sítios Botija, Sobradinho e Do Meio, 1º matrimônio) e de Filomena do Prado. Cf. Francisco Marcélio de Almeida Farias e Aila Maria Moreira Lima. Aldemar de Queiroz casou-se com Fernandinha Prata Costa, pais de 1.-2.
1. Maria Urânia nasceu a 26 de janeiro de 1941 e foi batizada aos 09 de março do dito ano, na Igreja do Pernambuquinho, pelo Padre Frei Lourenço Maria de Alcântara. Padrinhos, Emanoel de Souza Prata e Senhora. Cf. Livro de Batismos, Guaramiranga. familysearch.org.
2. Eliana nasceu a 15 de dezembro de 1944 e foi batizada a 16 de fevereiro de 1945, na Capela da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Guaramiranga, pelo Padre Frei José Maria de Ma.?. Padrinhos, Antônio de Matos Brito e Zilda Varela de Matos Brito. Cf. Livro de Batismos, Guaramiranga. familysearch.org.
Uma irmã do Sr. Aldemar de Queiroz Costa, Dona Maria Costa de Queiroz nasceu a 14 de junho 1917, e casou-se aos 03 de julho de 1937, na Igreja do Pernambuquinho, com Jose Jeová Siebra Moreira. Presentes, o Padre Antônio Bezerra, as testemunhas, Waldir Hipólito da Silveira e Manoel Antônio da Silveira.
O Sr. José Jeová Siebra Moreira nasceu aos 13 de julho de 1911, em Pacoti, filho de Francisco Moreira Barros e de Adelaide Siebra Moreira, e foi batizado aos 18 de julho do mesmo ano, na Igreja Matriz de Pacoti, pelo Padre Antônio Tabosa Braga. Padrinhos, Francisco de Menezes Pimentel e Luíza Maria da Silveira. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
José Tomás da Costa, quarenta anos de idade, casou-se aos 14 de fevereiro de 1890, no Sítio .?., Pernambuquinho, Conceição da Serra, Guaramiranga, com Francisca Anísia de Paula, 26 anos, filha de Antônio Alves Albuquerque e de Francisca de Paula Barros. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Joaquim Alves Barreira de Queiroz, filho de José Inácio de Queiroz e de Felismina Barreira de Queiroz. Casou-se aos 04 de fevereiro de 1893, nesta Igreja Matriz, com Maria Francisca de Holanda, filha de Pedro de Holanda Lima e de Cecília de Holanda Lima. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Messias de Holanda Lima, filho do Capitão Pedro de Holanda Lima e de D. Cecília de Holanda Lima. Casou-se aos 17 de setembro de 1892, nesta Igreja Matriz, com Ana Amélia Gondim, filha do Coronel Raulino Monteiro Gondim e de D. Francisca de Moura Gondim. Presentes, o Padre Doutor José Leorne Menescal, as testemunhas, Guilherme Moreira da Rocha e Elpidio José de Carvalho e Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Rosendo de Holanda Lima, filho de José Raimundo de Holanda Lima e de Maria de Jesus Correia de Holanda. Casou-se aos 20 de outubro de 1892, no Sítio Arábia, Freguesia de Conceição da Serra, Guaramiranga, com Maria Joana Duarte, filha de Francisco Duarte de Queiroz Lima e de Maria Sacramento de Jesus. Presentes, o Padre Doutor José Leorne Menescal, as testemunhas, Gentil José Ribeiro e Baltazar Lopes Lima (casado com D. Maria Libânia Lima). Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Obs.: Gentil José Ribeiro, filho de Joaquim Cândido Ribeiro e de Maria Felipa Lobato Ribeiro, casou-se aos 14 de janeiro de 1888, na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, com Egídia de Holanda, filha de José Raimundo de Holanda Lima e de Maria de Jesus Correia Lima. Presentes, o Padre Doutor José Leorne Menescal, as testemunhas Pedro de Holanda Lima e Francisco Inácio de Queiroz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Adozinda Cunha Rola, n. Trairi, filha de Antero de Oliveira Rola e de Maria da Cunha Rola, casou-se a 05 de junho de 1927, em casa particular, Fortaleza, com Clóvis Gondim de Holanda, n. Guaramiranga, filho de Ulisses Holanda Lima e de Ana Gondim Holanda. Presentes, o Cônego José Alves Quinderé, as testemunhas, Jamil Braide e Ciríaco Rola. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. Ulisses de Holanda Lima, filho do Capitão Pedro de Holanda Lima e de Dona Cecília de Holanda Lima, casou-se aos 17 de setembro de 1892, na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, com Ana Amélia Gondim, filha do Coronel Raulino Monteiro Gondim e de Dona Francisca de Moura Gondim. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Guilherme Moreira da Rocha e Elpídio José de Carvalho e Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. Raulino Monteiro Gondim casou-se com Francisca Amélia Gondim, a mesma Francisca de Moura Gondim, dispensados no parentesco, no mês de janeiro de 1880, Conceição da Serra, Guaramiranga. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Atenção !
Evadiu-se no dia 28 de agosto de 1884, do Sítio Abreu, Conceição , Baturité, um escravo (pertencente) ao abaixo assinado, de nome Manoel Inácio, com os sinais seguintes: cabra acaboclado, de estatura regular sendo grosso, com especialidade as pernas, não tem barba e tem idade de 28 anos: quem o pegar e o levar ao seu dono no mencionado Sítio Abreu ou na Capital ao Sr. Francisco Coelho da Fonseca, será bem recompensado. Baturité, 15 de setembro de 1884. Pedro de Holanda Lima.
Theberge Pimentel, filho de Manoel José Jacinto Pimentel e de Ana Joaquina de Albuquerque. Casou-se aos 05 de novembro de 1892, no Sítio Cantinho, Freguesia de Conceição da Serra, Guarami8ranga, com Maria D.?. de Queiroz, filha de Francisco Duarte de Queiroz Lima e de Maria do Sacramento de Jesus Queiroz, já falecida. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas o Doutor Francisco Pacífico Caracas e Rosendo de Holanda Lima. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Dr. Edson Gomes da Silveira c.c. Valderez Albuquerque da Silveira, pais de 1.-2.
1. Francisco Marcélio nasceu a 23 de setembro de 1945, e foi batizado a 07 de outubro seguinte, na Igreja Matriz de Guaramiranga, pelo Padre Frei Arialdo de Levrange. Padrinhos, Altamir Hortêncio de Albuquerque e Beatriz Pimenta de Almeida. Cf. Livro de Batismos, Guaramiranga. familysearch.org.
2. José Marieso nasceu a 11 de junho de 1948, e foi batizado a 24 de junho seguinte, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, Guaramiranga, pelo Padre Frei Renato M. Padrinhos, Luís Gomes Silveira e Irismar Alcântara Silveira. Cf. Livro de Batismos, Guaramiranga. familysearch.org.
João de Barros Galvão, filho de Raimundo de Barros Galvão e de Maria Francisca do Nascimento, casou-se a 16 de abril de 1888, na Capela do Pernambuquinho, com Maria Nogueira Prata, filha de Antero de Araújo Prata e de Vicência Nogueira Prata. Presentes, o Padre José Raimundo Batista, as testemunhas, Porfírio Nogueira de Holanda Lima e Henrique de Barros Galvão. Cf. Livro de Matrimônios, Guaramiranga, familysearch.org. Raimundo de Barros Galvão casado com Maria Francisca do Nascimento, pais também de: 2. Raimundo de Barros Galvão Filho que se casou a 20 de setembro de 1887, na Igreja Matriz, com Maria Francisca da Silva, filha de Matias Francisco da Silva e de Luzia Francisca de Barros. Cf. Livro Matrimônios, Ceará. familysearch.org. 3. José de Barros Galvão casado com Francisca Maria de Jesus, pais de Antônia Maria de Jesus, que se casou aos 18 de setembro de 1880, nesta Igreja Matriz, com Domingos Alves de Souza, filho de Vicente Ferreira de Arruda e de Eufrásia Maria de Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. 4. Pedro de Barros Galvão, 20 anos de idade, agricultor, filho de Raimundo de Barros Galvão e de Maria Francisca do Nascimento, casou-se aos 14 de setembro de 1890, com Maria Brasilina da Conceição, 18 anos de idade. Presentes, o Padre José Raimundo Batista, as testemunhas, Matias Francisco da Silva e Henrique Barros Galvão. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
João Sales de Carvalho casado com Maria dos Anjos de Carvalho, pais de José Sales de Carvalho, n. 07 de dezembro de 1922, e casou-se a 29 de julho de 1947, com Maria Heloísa Bezerra, n. Guaramiranga, 22 anos de idade, filha de Luís Lopes Bezerra e de Maria Luíza de Souza Bezerra. Livro de Matrimônios Fortaleza. familysearch.org.
Joaquim Alves Ribeiro, n. Guaramiranga, (Conceição da Serra, Baturité), 25 anos, lavrador, morador na Faísca, Redenção, filho de Gabriel Alves Ribeiro e de Maria da Anunciação, casou-se a 02 de setembro de 1905, 08h manhã, com Maria Joana Ribeiro, n. Aracoiaba, 23 anos, filha de Francisco Alves Ribeiro e de Joana Francisca de Jesus. Cl. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
José Nicolau Alves nasceu em Guaramiranga, no ano de 1912, 36 anos de idade, filho de Francisco Nicolau Alves e de Filomena Maria da Conceição, e casou-se a 08 de setembro de 1948, na Igreja da Oiticica, Paróquia de Quixadá, com Maria Isaura dos Santos nasceu a 13 de maio de 1921, Fortaleza, e batizada a 27 de setembro seguinte, pelo Padre Climério Chaves. Maria Isaura, filha de Pedro Celeste e de Joaquina Batista dos Santos Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Pároco, Padre S. Braga, as testemunhas, Antônio Simplício Ribeiro e Francisco Ricardo de Souza. Cf. Livro de Batismos, Fortaleza e de Matrimônios, Quixadá. familysearcha.org.
José Nogueira de Holanda Lima casado com Umbelina Mendes Nogueira, pais de Maria Nogueira, que se casou aos 20 de janeiro de 1884, no Sítio Jacarecanga, desta Freguesia, Fortaleza, com Raimundo Pereira de Alencar Simões, filho de Joaquim Pereira de Alencar Simões e de (?) Florência .?pes Flor. Cf. Livro Matrimônios, Ceará, familysearch.org
José Vieira de Barros Galvão, filho de Antônio Vieira da Mota e de Francisca Romana de Barros, casou-se 10 de agosto de 1873, com (?) Teodósia Maria do Rosário, filha de Manoel Timóteo Tabosa e de Inácia Maria do Rosário. Presentes, o Padre Antônio Ferreira de Paula, as testemunhas, Feliciano de Barros Galvão e Simplício José Viana. Cf. Livro de Matrimônios, Guaramiranga familysearch.org.
Júlio César de Holanda. Fundador do Colégio São José.
Cf. Jornal O Imparcial, Fortaleza. 05.05.1927.
Paulo de Góes Holanda nasceu no ano de 1901, em Guaramiranga, filho de Júlio César de Holanda n. 25 de fevereiro, educado na Europa, e de Maria Júlia Marinho Góes de Holanda, falecida a 22 de agosto de 1915. Neto paterno de Francisco de Assis Holanda Lima e de Maria de Jesus Assis Holanda, Dona Nana, falecida aos 28 de março de 1927, de 'derramamento cerebral', na Fazenda Bom Sucesso, Quixadá, viúva, com 83 anos de idade.
Neto materno de Gaudioso Pereira de Góes e de L[idia marinho. Bisneto paterno de José de Holanda Lima e de Francisca Clara de Assis Barreira de Queiroz. Dona Francisca Clara de Assis filha de Inácio Lopes da Silva Barreira, n. Quixadá e morou na sua Fazenda Olivença, próxima a cidade de Quixadá (6 km). Casou-se a 08 de setembro de 1782, com Joana Batista de Queiroz, n. na Freguesia de Russas. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes, 2.300 páginas.
O Sr. Paulo de Góes Holanda, dono do Sítio Boa União, vizinho do Bom Sucesso, Guaramiranga, casou-se com 28 anos de idade, a 20 de julho de 1929, Fortaleza, com Maria Stela Vieira Cavalcante, n. Fortaleza, 22 anos, filha de Euclides Sérgio Cavalcante e de Cândida Vieira Cavalcante, (Bella Vieira). Presentes, o Padre Luís de Carvalho Rocha, as testemunhas, Hugo Vieira Cavalcante, Inácio Barreira e José Teógenes Gondim. O Sr. Euclides filho de Joaquim Felício Cavalcante, n. Quixeramobim, Professor da cadeira de primeiras letras, de Assaré, Iguatu, Saboeiro, Icó, Ceará, 13.10.1853, c.c. Perpétua Maria dos Anjos. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Pedro Cordial de Menezes n. Guaramiranga, 23 anos, filho de José Joaquim de Menezes e de Maria Teresa de Menezes, casou-se a 03 de novembro de 1923, Fortaleza, com Francisca das Chagas Oliveira, n. Guaramiranga, 23 anos, filha de Melquíades de Oliveira das Chagas e de Marta Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org.
Timóteo Alves de Almeida, filho de Francisco Rodrigues da Penha e de Ana Maria da Penha. Casou-se aos 18 de abril de 1881, nesta Igreja Matriz, com Raimunda Maria da Conceição, filha de Geminiano da Rocha Fernandes e de (?) Florescência Maria da Assunção. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Timóteo Alves de Almeida, filho de Francisco Alves de Almeida e de Ana Maria da Conceição. Casou-se aos 22 de agosto de 1891, nesta Igreja Matriz, com Inês Maria da Conceição, filha de Maria Francisca de Jesus, solteira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará.
Tito de Castro Menezes, filho de Pedro G ou Q de Castro Menezes e de Maria da Conceição. Casou-se a 23 de janeiro de 1918, em casa particular, com Maria Ambrozina Gondim, n. Guaramiranga, filha de Antônio Ferreira Gondim e de Raquel de Castro Gondim. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.
Tito Lívio Montelácio, filho de Manoel .?. Montelácio e de Francisca Maria de Freitas, casou-se aos 13 de fevereiro de 1892, nesta Igreja, Serra de Baturité, com Martinha Maria da Conceição, filha de João José Martins e de Josefa Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Albino da Rocha Maciel c.c. Maria Antônia da Conceição, pais de Raimunda nasceu aos 24 de abril de 1875, e foi batizada na na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, pelo Padre José Leorne Menescal, aos 31 de maio do mesmo ano. Padrinhos, Luís Gonçalo da Maia Maria Quitéria de Jesus. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Anastácio de Souza do Vale c.c. Luíza Alves Cavalcante, pais de Joana nasceu aos 08 de março de 1877, e foi batizada na Capela do Pernambuquinho, aos 17 de março do dito ano. Padrinhos, o Padre José Raimundo Batista e Cândida Rosa de Jesus. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Ângelo Barbosa Maciel, lavrador, c.c. Teresa Maria do Espírito Santo, pais de Antônia nasceu aos 17 de junho de 1885, e foi batizada na Capela do Mulungu, pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz, aos 22 de outubro do mesmo ano. Padrinhos, José Batista dos Santos e Genoveva Maria do Espírito Santo. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. José Batista dos Santos c.c. Genoveva Maria do Espírito Santo, de idade 35 anos, falecida "vítima de irregularidades de regra menstrual", aos 05 de Janeiro de 1893, em Mulungu, Serra de Baturité. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Antônio Alves de Carvalho casado com Marcelina Leopoldina de Carvalho, pais de Francisco nasceu aos 27 de dezembro de 1876, e foi batizado na Capela do Mulungu, aos 25 de fevereiro de 1877. Padrinhos, Raimundo José de Araújo e Isabel Joaquina de Araújo. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. Cândido Alves de Carvalho casado com Francisca de Magalhães Carvalho, pais de Alfredo n. 18 de setembro de 1870, em Mulungu. CE. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Antônio Braga de Oliveira c.c. Luíza Maria da Conceição, pais de Raimunda nasceu aos 11 de abril de 1874, e foi batizada na Capela do Mulungu, pelo Padre Domingos de Castro Barbosa, aos 20 de junho do mesmo ano. Padrinhos, Alfredo Dutra de Souza e Adélia Dutra de Castro. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
11.06.1884. Hemeroteca, Digital Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Cláudio de Farias c.c. Cândida Sabina de Lima, pais de:
1. Maria nasceu ao 1° de junho de 1874, e foi batizada na Capela do Mulungu, pelo Padre Domingos de Castro Barbosa, aos 29 de junho do dito ano. Padrinhos, Francisco Rodrigues Videira e Teresa Felícia de Jesus. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
2. Adolfo nasceu aos 16 de maio de 1885, e foi batizado na Capela do Mulungu, aos 21 de junho seguinte. Padrinhos, José Pacífico da Costa Caracas e Ana Felícia Caracas. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Antônio de Castro Torres c.c. Rosa Maria do Espírito Santo, pais de Maria nasceu aos 15 de janeiro de 1877, e foi batizada na Capela do Mulungu, aos 18 de fevereiro do mesmo ano. Padrinhos, Luís Pereira da Silva e Maria Generosa Ribeiro. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Antônio Farias de Vasconcelos c.c. Bernardina Maria da Conceição, pais de Joaquina nasceu aos 21 de março de 1874, e foi batizada na Capela do Lameirão, Mulungu, pelo Padre Domingos de Castro Barbosa, aos 24 de junho do dito ano. Padrinhos, José Balbino de Magalhães e Maria de Magalhães Brígido. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Antônio Rodrigues Cavalcante c.c. Maria Francisca de Almeida, pais de Manoel nasceu aos 28 de fevereiro de 1874, e foi batizado na Capela do Mulungu, pelo Padre Domingos de Castro Barbosa, aos 09 de agosto seguinte. Padrinhos, - não informa. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Antônio Saraiva Sobrinho c.c. Cândida Maria, pais de Raimundo nasceu aos 15 de janeiro de 1877, e foi batizado na Capela do Pernambuquinho, aos 04 de março do mesmo ano. Padrinhos, Manoel de Almeida Júnior e Josefa Maria de Almeida. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Balbino Rabelo Magalhães, agricultor, casou-se aos 29 de Dezembro de 1873, na Freguesia de Conceição da Serra, Guaramiranga, com Maria Amélia de Magalhães, naturais de Canindé, Ceará, dispensados no parentesco. Pais de Francisca nasceu aos 03 de junho de 1885, e foi batizada na Capela do Mulungu, pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz, aos 20 de julho do mesmo ano. Padrinhos, José Balbino Rabelo Leitão e Francisca Balbino de Magalhães. Obs. O Autor, FAAL possui a ascendência do casal Balbino e Maria Amélia, naturalidade, datas de nascimento, batismo, e de falecimento, propriedades no Sopé oriental, Sopé Ocidental e Cimo da Serra de Baturité, etc. disponível para quem provar ter liame familiar com Rabelo & Magalhães. Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Balduino José de Oliveira casou-se com Ana Joaquina de Jesus, pais de Maria nasceu aos 30 de setembro de 1874, e foi batizada na Capela da Pendência, Pacoti, pelo Padre Pedro da Mota e Souza, aos 11 de outubro do ,esmo ano. Padrinhos, Justino Correia de Araújo e Francisca Maria da Conceição. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Basílio Gomes da Silva c.c. Catarina Maria da Conceição, pais de Maria nasceu aos 25 de abril de 1875, e foi batizada na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, pelo Padre José Leorne Menescal, aos 31 de maio do dito ano. Padrinhos, Francisco de Assis Holanda Maia e Maria Joana Holanda. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Bonifácio Ribeiro Campos c.c. Constância Maria de Jesus, pais de Felismina nasceu aos 08 de abril de 1874, e foi batizada na Capela da Pendência, Pacoti, pelo Padre Pedro da Mota e Souza, aos 26 de julho do dito ano. Padrinhos, Antônio Manoel de Andrade Lima e Januária Nazaré Sampaio. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Cândido Rangel de Oliveira c.c. Francisca Filloncela, pais de José nasceu aos 27 de outubro de 1877, e foi batizado na Capela do Pernambuquinho, aos 22 de fevereiro de 1877. Padrinhos, Baltazar Lopes Lima e Maria Libânia de Lima, donos do Sítio Uruguaiana. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Carlos José Pereira c.c. Ângela Maria do espírito Santo, pais de Eufrásia nasceu aos 28 de abril de 1874, e foi batizada na Capela do Mulungu, pelo Padre Domingos de Castro Barbosa, aos 13 de julho do mesmo ano. Padrinhos, Maria Isabel Nogueira Queiroz, tantum. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Clemente Pereira da Silva c.c. Maria Eufrásia de Jesus, pais de Alfredo nasceu aos 14 de julho de 1874, e foi batizado na Capela do Pernambuquinho, pelo Padre José Raimundo Batista, aos 02 de agosto do dito ano. Padrinhos, Salvador B.?. e Maria Delfina da Conceição. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Clementino José de Freitas, n. Quixadá, filho de José Baltasar de Queiroz e de Maria do Carmo, casou-se aos 30 de junho de 1880, na Igreja Matriz de Conceição da Serra, com Maria da Hora do Espírito Santo, n. Quixeramobim, filha de Manoel da Hora da Silva e de Joana Maria de Jesus. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, Antônio Veras Pereira e José Carneiro de Farias. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. Clementino José de Freitas, 40 anos de idade, faleceu aos 12 de novembro de 1888, e foi sepultado co Cemitério da Povoação de Conceição da Serra de Baturité, encomendado pelo Vigário Padre José Leorne Menescal. Cf. Livro de Óbitos, Ceará. familysearch.org.
Constantino Franco Pereira c.c. Rosa Maria da Conceição, pais de Francisca nasceu aos 16 de junho de 1885, e foi batizada na Igreja Matriz de Conceição da Serra, Guaramiranga, aos 24 do mesmo mês e ano, pelo Padre José Leorne Menescal. Padrinhos, Francisco Xavier Ribeiro Maia e Maria Francisca do Amor Divino. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Cordulino Ferreira Lima filho de Joaquim Ferreira de Negreiros e de Josefa Maria de Jesus casou-se aos 18.11.1876, em desobriga, no lugar Bom Sucesso, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, (Pentecoste), com Maria Francisca Coleta, filha de Francisco de Sales dos Santos e de Pulquéria Maria da Conceição. Presentes, o Padre Luís de Souza Leitão, as testemunhas, Vicente Ferreira da Luz e Antônio Vidal de Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Dino Machado da Silva c.c. Maria Angélica da Conceição, pais de:
1. Manoela nasceu aos 24 de novembro de 1874, e foi batizada na Igreja Matriz da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, Padre Joaquim Romualdo de Holanda, aos 27 de novembro do dito ano. Padrinhos, Manoel C.?. de Maria e Cândida Guedes de Maria. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
2. Doroteia nasceu aos 06 de fevereiro de 1877, e foi batizada na Capela da Pendência, Pacoti, aos 02 de março do dito ano. Padrinhos, Francisco Serafim de Assis e Antônia Cândida de Assis. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
3. Félix faleceu aos 17 de outubro de 1883, e foi sepultado no Cemitério Público da Pendência, Pacoti. Cf. Livro de Óbitos, Ceará, familysearch.org.
Elpídio Alves de Almeida c.c. Maria Alves de Oliveira, pais de Francisco Alves de Oliveira, n. Guaramiranga, 33 anos de idade, casou-se aos 16 de maio de 1945, Fortaleza, com Nazaré Reinaldo da Silva, n. Parangaba, 33 anos, filha de Manoel Reinaldo e de Maria Joana do Espírito Santo. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza, familysearch.org.
Eurico Rocha, Tenente da Polícia Militar do Ceará, foi assassinado a tiros de revólver, em Mulungu, no no dia 05 de abril de 1931, pelo "chauffeur" e proprietário de um caminhão, João Rodrigues Martins, vulgo João Mororó, que fazia a 'linha, Mulungu, Pacoti, Fortaleza. Na ocasião o irmão do Tenente Eurico Rocha, Pierre Rocha, também foi assassinado. A arma do crime pertencia ao Tenente e lhe foi tomada por João Mororó. O criminoso trinta e um anos depois (1962) foi morto em Santa Quitéria, Ceará. Era casado com D. Joana Martins, pais de três filhos. O Advogado da defesa foi o Dr. Raimundo Gomes de Matos. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Eustáquio José de Mendonça c.c. Luzia Maria de Jesus, pais de Daniel nasceu aos 10 de fevereiro de 1886, e foi batizado na Capela do Mulungu, aos 25 de abril do mesmo ano. Padrinhos, José Joaquim de Souza Vinhas e Antônia Maria de Oliveira. Assina o termo de batismo o Vigário Padre José Leorne Menescal. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
Feliciano José Vieira casado com Teresa Martins de Menezes, pais de Maria, parda, nasceu aos 08 de outubro de 1873, e foi batizada na Igreja Matriz de Conceição da Serra, aos 21 de dezembro do sobredito mês e ano, pelo Padre Joaquim Romualdo de Holanda. Padrinhos, o Capitão Clementino de Holanda Lima e sua mulher Maria de Jesus Holanda Jucá. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
O Coronel Clementino de Holanda Lima filho de José de Holanda Lima, que veio de sua fazenda em Quixeramobim para a Serra de Baturité, onde se casou no ano de em 1827, com Francisca Barreira de Queiroz.
Pedro Lopes Lima, comerciante em Conceição da Serra de Baturité, Guaramiranga, 1º.09.1859, com seu irmão Clementino de Holanda Lima, 'girando debaixo da firma Lima & Irmão'. Clementino de Holanda Lima foi sócio de José Borges Gurjão. 1896/1902. Clementino: Sub Delegado de Conceição da Serra de Baturité, 22.02.1872 e Juiz de Casamentos no Distrito de Guaramiranga. 07.09.1894. Imbróglio Coronel Clementino, com o Sr. Luís Gervásio Pereira Colares, em função da hipoteca da Fazenda Cangatí, herança da primeira esposa do Sr. Colares e do Coronel Clementino. Baturité, 27.05.1900. Ainda querela sobre as propriedades Santa Quitéria e Monte Flor. Retorna do Sul do país o Coronel Clementino, no vapor Bahia. 23.02.1882. Seguiu para a cidade do Rio de Janeiro, o Coronel Clementino, aos 17.09.1888, e voltou no vapor Maranhão, 22.12.1888. Idem para a cidade do Rio de Janeiro aos 03.09.1907. Comarca de Baturité. Comandante do 15º Batalhão, Corpo de Cavalaria, o Tenente Coronel Clementino de Holanda Lima. 02.04.1891. Clementino é eleito Presidente do Club Republicano de Conceição da Serra de Baturité. 09.01.1890. Vereador em Baturité. 05.05.1885. Baltazar Lopes Lima também era irmão do Coronel Clementino de Holanda Lima.
O Coronel Clementino casou-se com Dona Maria de Jesus Holanda Jucá, filha de Antônio Francisco e de Dona Maria Carolina. Donos do Sítio Cana Brava e do Sítio Monte Flor, Guaramiranga. Filhos anotados, por Maria de Jesus e seu marido Capitão Clementino. 1.-5.
1. Cristino nasceu aos 07 de novembro de 1879, e foi batizado na Fazenda Monte Flor, Guaramiranga, aos 29 de dezembro do dito ano, sendo seus padrinhos, Antônio Pinto de Mendonça e Florentina Justa. Cf. Livro de Batismo, Ceará. familysearch.org.
2. Sílvio de Holanda Lima, Capitão, fazendeiro na Serra de Baturité, que se casou a 02 de fevereiro de 1897, à 1 hora da tarde, na Capela da Santa Casa de Misericórdia, Fortaleza, com Maria Leal de Miranda, filha do Juiz de Direito Dr. Francisco Leal de Miranda e de Dona Filomena Portela Leal de Miranda. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Pedro Leopoldo de Araújo Feitosa, as testemunhas, João Lopes Ferreira Filho, Joaquim Barroso, Dona Olga Barroso, Dr. João Ricardo Gomes de Araújo, Rufino da Fonseca Braga e Maria dos Anjos Araújo. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza, familysearch.org. O Dr. Francisco Leal de Miranda e sua mulher, avós maternos de José Pedro Soares Bulcão, antigo mestre da genealogia cearense.
3. Francisca de Holanda Lima, filha de Clementino de Holanda Lima e de Maria de Jesus de Holanda Jucá. Casou-se a 14 de dezembro de 1880, no Sítio Monte Flor, desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Baturité, com José Borges Gurjão nasceu na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, filho de Vicente Borges Gurjão e de Vicência Maria da Conceição. Presentes, o Padre José Leorne Menescal, as testemunhas, os Doutores Cordulino Barbosa Cordeiro e Antônio Pinto de Mendonça. Obtém licença o José Borges Gurjão, para exploração de minerais nas Comarcas de Russas e Pau dos Ferros. 16.12.1880. Coronel José Borges Gurjão, suas filhas: Esther, branca, dez meses de idade, faleceu de sarampo, Fortaleza, 1888; Clementina, dois meses de idade, faleceu de enterite, Fortaleza, aos 25 de agosto de 1891. Mordomo da Santa Casa de Misericórdia, Fortaleza. Querela Hipoteca Sítio Monte Flor. Coronel Clementino de Holanda Lima versus seu genro José Borges Gurjão, Tenente Coronel Comandante do 16° de Baturité e Industrial (fábrica de tecidos). 20.10.1886. O Major Vicente Borges Gurjão faleceu no seu Sítio Alagoa Grande, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, no mês de março de 1872. Importante membro da distinta família Fernandes, potiguar, proprietário também em Pereiro, Ceará, onde matinha um pequeno curso de ensino primário, que teve a honra de ter por aluno o futuro Doutor José Cardoso de Moura Brasil. Cf. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, RJ.
4. Maria de Jesus casou-se com o Dr. Benedito Sidou que nasceu em Cascavel, CE, a 12 de junho de 1864, filho do Major Francisco Severiano Façanha Sidou e de D. Benedita de Oliveira Sidou. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Cf. Raimundo Torcápio Ferreira, Algumas linhagens de famílias do sul do Ceará. Fortaleza: RIC, Typ. Minerva. 1924.
5. Maria Carolina de Holanda Costa nasceu no ano de 1877, e faleceu aos 24 de janeiro de 1961, no Sítio Monte Flor, Guaramiranga, com a idade de 84 anos. Filha de Clementino de Holanda Lima e de Maria de Jesus. Maria Carolina viúva de Ismael Pordeus da Costa Lima, n. Aracati, filho de Antônio Pordeus da Costa Lima e de Maria da Anunciação. Ismael Pordeus Costa Lima e Maria Carolina Holanda Costa Lima, pais de:
5.1. Maria de Jesus nasceu aos 26 de setembro de 1915, batizada 22.11.1915. Padrinhos, Hipólito Moreira e Bernarda de Holanda Moreira. D. Maria de Jesus Costa Lima casou-se aos 06 de maio de 1944, Fortaleza, com Heitor Feitosa Marinho, Prefeito de Guaramiranga, UDN, 1962/1966, filho de Praxedes Marinho Jucá e de Dona Cristina de Arraes Feitosa, casados aos 22 de fevereiro de 1905, Bispado do Ceará, Fazenda Iracema, (propriedade do Sr. José Marinho Jucá pai do nubente). Praxedes de idade 24 anos, natural de Conceição da Serra de Baturité, Guaramiranga, Ceará. Cristina Arraes Feitosa, 24 anos, natural de Assaré, Ceará. Presentes as cerimônias religiosa e civil, o Dr. Luiz Paulino de Figueiredo e Sá, Juiz de Direito, o Reverendo Padre Antônio Lúcio Ferreira, os padrinhos, Draurio Barreira Cravo, Maurício Marinho Jucá, o Capitão Júlio Arraes Feitosa, Coletor em Arneiroz, CE, e as Senhoritas Maria Benvinda Pinheiro e Cecília Marinho Jucá. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.
Heitor Feitosa Marinho nasceu aos 16 de novembro de 1909, no lugar Paraguaçu, Quixadá, Bispado do Ceará, e foi batizado aos 06 de março de 1910, pelo Padre Cônego Antônio Lúcio Ferreira, sendo seus padrinhos, o Dr. João Batista de Queiroz e D. Clotilde Marinho de Queiroz. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
Termo de casamento de Heitor com Maria de Jesus. “Aos seis dias do mês de maio de 1944, pelas dez horas da manhã, nesta Igreja, Arcebispado de Fortaleza, depois de habilitados canonicamente, por palavras de presente, na Forma do Ritual, em presença do Revendo Padre Moacir José Fernandes, e das testemunhas Aldemir Carneiro da Cunha e Alaíde Feitosa Marinho, com dispensa de três proclamas, recebemos em matrimônio os contraentes: Heitor Feitosa Marinho e Maria de Jesus Costa Lima, ele com trinta e quatro anos de idade, natural de Quixadá, filho legítimo de Praxedes Marinho Jucá e de Cristina Arraes Feitosa Marinho; e a nubente de idade vinte e oito anos, natural de Fortaleza, filha legítima de Ismael Pordeus Costa Lima e de Maria Carolina de Holanda Costa Lima.”